A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FAMILIAR
O filho de um advogado famoso compareceu ao Tribunal, acusado de falsificação de cheques e outros delitos. O juiz, velho amigo do seu pai, dirigiu-se a ele dizendo com rispidez: "Rapaz, você se lembra de seu pai? Você o tem desonrado!”
"Lembro-me perfeitamente", respondeu o jovem, bastante calmo. E prosseguiu: "Quando eu o procurava para lhe pedir conselhos, conversar sobre a escola ou buscar a sua companhia, ele sempre me respondia: ‘Vá pra lá menino, eu estou ocupado, preciso ler esses processos que amanhã seguirão para o fórum”.
Hoje... Aqui estou Meritíssimo!
Queridos Pais, sabemos que é na infância que os pais mais influem na formação dos filhos. Desta fase importante vêm todas as marcas que certamente se carregará por toda a vida. Às vezes são cicatrizes profundas...
Além da grande influência na idade infantil os pais exercem, pelo exemplo e diálogo, um papel decisivo na adolescência dos seus filhos.
Para o jovem, a família será sempre a referência com maior significado de suas vidas. O jovem não deixará de viver, ao perder, abandonar ou ser abandonado por sua família. No entanto, ele terá muitas dificuldades para seguir em frente, se realizar e se sentir feliz.
O tipo de comportamento do jovem será determinado pela realidade da vida em família. Dificilmente uma pessoa desajustada do contexto familiar obterá sucesso nas demais dimensões da vida em sociedade. Muitas vezes é na juventude que a maioria das decisões acontece, como opções para o futuro.
A religião, a faculdade, a profissão, o futuro cônjuge são decisões que dependem muito da palavra amiga e segura dos pais, pois está calcada na experiência de quem já trilhou e desvendou mistérios na longa estrada da vida. Uma decisão errada, muitas vezes, tem seu retorno impossível e pode comprometer a estrutura emocional do ser humano.
Acredite, a família é essencial, é a mais importante influência na vida dos filhos! Nada pode substituir a falta de uma família, pois esta exerce um caráter formativo constante na vida do filho. Como se diz na linguagem popular: “A família faz a cabeça dos filhos".
Apesar de todo o conhecimento, os pais não ensinam tudo o que precisam ensinar aos seus filhos... A culpa é sempre da falta de tempo, mas cobram dos filhos atitudes sempre corretas, segundo suas compreensões...
Indiscutivelmente, a família deixa na vida dos filhos, profundas marcas. A família não apenas educa, mas também molda o estilo de vida e o caráter dos seus filhos.
Os filhos não vão à escola ou à igreja para aprenderem a viver. Eles aprendem a viver em casa! A escola, a igreja, ampliam seus conhecimentos para a vida e os fortalece para o convívio em sociedade. Eu, particularmente acredito que a felicidade e a segurança dos filhos dependem basicamente da família, também, na razão direta da dependência dessa família as causas de Deus... Experimente ser feliz e realizado em seus filhos!
Todos nós que formamos a equipe de trabalho da nova Escola Básica Maria Rosa Heleno Schulte desejamos um ano letivo de 2014 maravilhoso, repleto das bênçãos de DEUS a vocês pais, professores e queridos alunos.