Espaço do Professor

Sugestões da Supervisão:
 


 


  
 
 
 


 
   
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
   
 
 
 
 


Ideias para ensinar Matemática:


      

 







 __________________________________________________

Ideias para ensinar Língua Portuguesa:








__________________________________________________
Caça Palavras Reciclado:

__________________________________________________

É ASSIM QUE SE APRENDE

Está provado: um aluno emocionalmente envolvido com o conteúdo aprende mais. Saber como funciona o cérebro da criança, vai ajudar você professor a planejar suas aulas e escolher as melhores atividades para a turma.
Paola Gentile
  Você já se perguntou por que os alunos reagem de maneiras diferentes diante das diversas atividades propostas nas aulas? Um tema importante pode não despertar a atenção das crianças. Outras vezes, uma história corriqueira para ilustrar o conteúdo encanta-as. O que ocorre na cabeça delas? Conhecendo as respostas fica mais fácil agir para os alunos aprenderem de fato. A neurociência, área da medicina que estuda o sistema nervoso, está contribuindo muito para esclarecer o que acontece no cérebro  do ser humano,desde a sua formação até o envelhecimento.Com isso, ajuda os educadores a entender o que ocorre no cérebro da criança quando ela está em contato com novas informações, como ela processa essas novidades e de que forma o aprendizado se torna  aprendizado para toda vida.

A emoção turbina o cérebro
  Emoção vem do latim, motio, assim como movimento e quer dizer agitação de sentimentos. Alem de provocar alterações nos músculos, na cor da pele e nos batimentos cardíacos, situações emocionais ativam o SISTEMA LÍMBICO, parte do cérebro responsável pelas emoções. Ocorre então a liberação de neuro transmissores. Com isso, os circuitos cerebrais ficam mais rápidos, facilitando a armazenagem de informações e o resgate das questões que estão guardadas. As emoções podem ser provocadas quando vemos uma imagem marcante, ouvimos uma música ou sentimos um cheiro gostoso. O mesmo ocorre quando pensamos em pessoas ou situações  reais ou imaginárias que tenham significado.

A emoção na sala de aula
  Para despertar emoções durante a aula, imagine situações que possam provocar os alunos e levá-los a ação: Pergunte o que eles conhecem do tema em questão: Isso vai fazer com que evoquem memórias: estabeleça conexões claras entre o tema e algo importante da vida de cada aluno; conte uma história intrigante relacionada ao assunto; traga uma questão sobre a qual ele possa dar a sua opinião; coloque uma música que agrade a maioria, se possível relacionada ao conteúdo a ser ensinado.

Humor e surpresa geram atenção
   Despertar emoções é uma foram de fazer os estudantes prestarem atenção. Sem concentração o cérebro não armazena nada. A atenção é produto da ação da noradrenalina, que ajuda a deixar os sentidos voltados para a realização de uma atividade e turbina  a superfície do cérebro ( córtex), onde ficam as memórias.” O humor permite ao cérebro fazer relações  a típicas e percorrer um caminho diferente para armazenar e resgatar informações”, acrescenta Elvira Souza lima.

”Criar situações interessantes para ensinar vai fazer com que o aluno associe o aprendizado ao prazer”, afirma a neurolinguista Yeda Mazepa Pereira, da Clínica Psicologia do Ser, em Curitiba.

O humor na sala de aula
   Usar o humor e a surpresa não significa tirar a seriedade do aprendizado. Introduza esses elementos:
  • Contando uma piada (de bom gosto obviamente) que tenha relação com o conteúdo;
  • Preparando charadas palavras cruzadas e outras estratégias para ensino;
  • Usando técnicas de teatro quando o tema permitir (você mesmo pode vestir uma roupa diferente ou dramatizar um conto!);
  • Dando voz a objetos inanimados (“sabe o que uma célula fala para outra?”);
  • mudando a disposição das carteiras quando a atividade permitir



                                                 Quando a criança decide prestar atenção
  ou é provocada a isso, a parte do cérebro
                chamada LOCUS CERULEUS produz noradrenalina
                                                que é distribuída rapidamente por todo
                                                o cérebro. Sua atuação é mais intensa no
     hipocampo, onde as informações começam
                       a ser processadas. Daí elas são descartadas ou podem
            ser transformadas em memórias de longo prazo.


O CÓRTEX CEREBRAL é a camada que
reveste o cérebro e onde se aloja as
memórias de longo prazo.Ele é dividido
em lobos regiões que abrangem
diferentes informações.
Os sentidos são bons canais de aprendizagem
   As informações circuladas pelo cérebro pelos potenciais de ação geradas pelo sentido. “somos maquinas multissensoriais de aprender: todas as partes da percepção são canais de aprendizado”, enfatiza Sidorta Ribeiro. Na espécie humana, a visão e a audição são os sentidos mais aguçados, explorar bem esses sentidos fortes no ser humano – e também os outros (tato, paladar e olfato) – é certeza de facilitar para o cérebro o resgate do aprendizado. Se informações sobre a Bahia, por exemplo, foi conectada ao som de berimbau, ao gosto de acarajé, e outras figuras típicas, mais caminhos poderão ser percorridos, ativando patês diferentes do CÓRTEX CEREBRAL para lembrar de conteúdos.
   Alguns pesquisadores consideram o movimento do corpo um sexto sentido. O psicomotricista Esteban Levin tem como fundamental para a criança adquirir novos conhecimentos. Por meio deles é possível criar imagens mentais como as ligadas à localização do corpo no espaço, aprendizagem fundamental para o desenvolvimento de noção especial em geometria, Geografia e etc.Existe ainda duas submodalidades  de sentidos; a vibração e o calor que podem ser explicadas na educação de cegos e surdos.

Os sentidos na sala de aula
   Um ambiente de aprendizado rico em estímulos aguça os sentidos. Você também pode procurar formas variadas de ensinar o mesmo conteúdo fazendo com que várias partes do cérebro trabalhem ao mesmo tempo. Portanto:
   Peça aos alunos para desenhar pintar, ou fazer outro tipo de representações como esculturas, instalações, colagens e etc., referente ao que poderia tradicionalmente ser estudado somente com a leitura e a escrita; *criar versões de músicas conhecidas com o conteúdo ensinado; *levar para a classe objetos para ser manuseados e imagens variadas para ilustrar as aulas;* sempre que possível, planejar uma atividade física associada ao conteúdo (ao estudar a Bahia que tal uma aula de capoeira?) * proponha atividades em outros ambientes e ao ar livre fazendo deslocamento pela escola ou levando a turma para outro lugar como museus, parques etc.

MEDO TAMBÉM É EMOÇÃO.  MAS NÃO FUNCIONA
"A mente é uma máquina que trabalha a base de recompensas e punições. Porem, o medo de ser repreendido causa estresse”
Sidarta Ribeiro.
   Esse sentimento se manifesta sempre que a criança é exposta a perigo (real ou imaginário)  ou ameaça, leva um susto ou está em pavor. Ele também é relacionado às  amígdalas( não confundir com as da garanta) , parte do sistema límbico responsável pelas emoções e pela timidez.Quando a criança é submetida a uma situação intimidatória, substâncias atuam no hipocampo impedindo a formação de novas memórias episódicas, ou seja, as que guardam fatos, pessoas, lugares, eventos.
   A exposição prolongada ao estresse pode provocar doenças morte de neurônios e bloqueio de atividades mentais como o aprendizado. Mais proveitosa em sala de aula é provocar boas emoções, alinhando a sensação de prazer ao conhecimento.

O ESTÍMULO NA SALA DE AULA
   Quer fazer com que o aprendizado, apesar de árduo em alguns momentos torne-se fonte de prazer?  Então:
   Ao avaliar, procure valorizar sempre as maiores habilidades do aluno antes de mostrar em que ponto ele precisa melhorar ou se dedicar mais;* não chame a atenção do aluno na frente dos colegas para evitar constrangimentos; converse com ele em separado quando ele tiver algum comportamento inadequado; * elogie o desempenho do aluno sempre que ele mostrar esforço em realizar a tarefa, não precisando necessariamente tê-la executado com sucesso.

Referência:
Revista Nova Escola - janeiro/ fevereiro de 2005

Equipe Rosa Heleno – 29/03
__________________________________________________

Professores, mais um vídeo com ideia para alfabetização:

__________________________________________________

Conto de Fanny Abramovichi









Ideias para confeccionar para sala de aula:




 
 



 















Mais ideias aqui, aqui, aqui e aqui!

__________________________________________________

Professores, assistam abaixo dois vídeos sobre orientações
para a preparação da Prova Operatória!





------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------------------------------------------

Professores (as):

A KIZOMBA 2015 - ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM A TEMÁTICA DA DIVERSIDADE ÉTNICO RACIAL OCORRERÁ EM NOSSA ESCOLA EM NOVEMBRO, PORÉM É NECESSÁRIO O ENVIO DO PLANO DE AÇÃO ATÉ 13/08/2015.

SEGUE MATERIAL DE ORIENTAÇÃO ENCAMINHADO PELA SECRETARIA.




---------------------------------------------------------------------------------------------

Dica de livros, revistas e materiais de apoio ao professor!!
Editora Moderna: clique na figura abaixo e entre no site:

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Modelo de Bandeirões para a Festa Julina - Séries Iniciais




____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________




Espaço para os professores da EBPMRHS
            O blog da Escola Básica Prof.ª Maria Rosa Heleno Schulte tem o objetivo de compartilhar as ações desenvolvidas por esta unidade de ensino. Este importe meio de comunicação torna-se agora mais um instrumento de comunicação entre a equipe gestora e professores.
           _____________________________________________________
           
Professores !

Está chegando a nossa Mostra de Ideias e Inovações (08 a 12/06)  – MIC!!  Seus trabalhos já podem ser armazenados na Biblioteca !

Não esqueçam de inscrever seus trabalhos  com a supervisora Elaine. 



Para atingirmos nossas metas para o IDEB precisamos manter nossas ações traçadas para este ano letivo.


Portanto não esqueçam de...
  • Agendar o laboratório de informática para aplicação de simulados.
  •  Preparar atividades com os descritores da Prova Brasil.
  • Elaborar apostila com atividades para as disciplinas de Ciências, História e Geografia (9º ano)
  • Reforço em sala para alunos com maiores dificuldades.
  • Acompanhamento e sistematização dos dados para reforçar as habilidades ainda não compreendidas.

________________________________________________________



_____________________________________________________

Mensagem da Supervisão

Professores!

            Criamos este espaço com o objetivo de facilitar a comunicação entre a equipe gestora da escola e os professores. Sempre que houver uma nova postagem os senhores (as) receberam via e mail uma notificação.
           
            Gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer a receptividade de todos que nesta unidade trabalham. Estou me sentindo em casa, e muito feliz de fazer parte de uma equipe tão dedicada e participativa.


            Estou aqui para contribuir e somar esforços para o crescimento da equipe e principalmente na melhoria da qualidade de ensino desta instituição.