Sugestões da Supervisão:
Ideias para ensinar Matemática:
__________________________________________________
Ideias para ensinar Língua Portuguesa:
__________________________________________________
Caça Palavras Reciclado:
__________________________________________________
É ASSIM QUE
SE APRENDE
Está provado: um aluno emocionalmente envolvido com o conteúdo aprende mais. Saber como funciona o cérebro da criança, vai ajudar você professor a planejar suas aulas e escolher as melhores atividades para a turma.
Paola Gentile
Você já se perguntou por que
os alunos reagem de maneiras diferentes diante das
diversas atividades propostas nas aulas? Um tema
importante pode não despertar a atenção das crianças. Outras vezes, uma história
corriqueira para ilustrar o conteúdo encanta-as. O que ocorre na cabeça delas?
Conhecendo as respostas fica mais fácil agir para os alunos aprenderem de fato.
A neurociência, área da medicina que estuda o sistema nervoso, está
contribuindo muito para esclarecer o que acontece no cérebro do ser humano,desde a sua
formação até o envelhecimento.Com isso, ajuda os educadores a entender o que
ocorre no cérebro da criança quando ela está em contato com novas informações,
como ela processa essas novidades e de que forma o aprendizado se torna aprendizado para toda vida.
A emoção turbina o cérebro
Emoção vem do latim, motio,
assim como movimento e quer dizer agitação de sentimentos. Alem de provocar
alterações nos músculos, na cor da pele e nos batimentos cardíacos, situações
emocionais ativam o SISTEMA LÍMBICO, parte do cérebro responsável pelas
emoções. Ocorre então a liberação de neuro transmissores. Com isso, os
circuitos cerebrais ficam mais rápidos, facilitando a armazenagem de
informações e o resgate das questões que estão guardadas. As emoções podem ser
provocadas quando vemos uma imagem marcante, ouvimos uma música ou sentimos um
cheiro gostoso. O mesmo ocorre quando pensamos em pessoas ou situações reais ou imaginárias que
tenham significado.
A emoção na sala de aula
Para despertar emoções
durante a aula, imagine situações que possam provocar os alunos e levá-los a
ação: Pergunte o que eles conhecem do tema em questão: Isso vai fazer com que
evoquem memórias: estabeleça conexões claras entre o tema e algo importante da
vida de cada aluno; conte uma história intrigante relacionada ao assunto; traga
uma questão sobre a qual ele possa dar a sua opinião; coloque uma música que
agrade a maioria, se possível relacionada ao conteúdo a ser ensinado.
Humor e surpresa geram atenção
Despertar emoções é uma
foram de fazer os estudantes prestarem atenção. Sem concentração o cérebro não
armazena nada. A atenção é produto da ação da noradrenalina, que ajuda a deixar
os sentidos voltados para a realização de uma atividade e turbina a superfície do cérebro (
córtex), onde ficam as memórias.” O humor permite ao cérebro fazer
relações a típicas e percorrer um caminho diferente para
armazenar e resgatar informações”, acrescenta Elvira Souza lima.
”Criar situações interessantes para ensinar vai fazer com que o aluno
associe o aprendizado ao prazer”, afirma a neurolinguista Yeda Mazepa Pereira,
da Clínica Psicologia do Ser, em Curitiba.
O humor na sala de aula
Usar o humor e a surpresa
não significa tirar a seriedade do aprendizado. Introduza esses elementos:
- Contando uma piada (de bom gosto obviamente) que tenha relação com o conteúdo;
- Preparando charadas palavras cruzadas e outras estratégias para ensino;
- Usando técnicas de teatro quando o tema permitir (você mesmo pode vestir uma roupa diferente ou dramatizar um conto!);
- Dando voz a objetos inanimados (“sabe o que uma célula fala para outra?”);
- mudando a disposição das carteiras quando a atividade permitir
Quando a criança decide
prestar atenção
ou é provocada a isso, a
parte do cérebro
chamada LOCUS CERULEUS produz noradrenalina
que é distribuída
rapidamente por todo
o cérebro. Sua atuação é
mais intensa no
hipocampo, onde as
informações começam
a ser processadas. Daí elas
são descartadas ou podem
ser transformadas em
memórias de longo prazo.
O CÓRTEX CEREBRAL é a
camada que
reveste o cérebro e onde se
aloja as
memórias de longo prazo.Ele
é dividido
em lobos regiões que
abrangem
diferentes informações.
Os sentidos são bons canais
de aprendizagem
As informações circuladas
pelo cérebro pelos potenciais de ação geradas pelo sentido. “somos maquinas
multissensoriais de aprender: todas as partes da percepção são canais de
aprendizado”, enfatiza Sidorta Ribeiro. Na espécie humana, a visão e a audição
são os sentidos mais aguçados, explorar bem esses sentidos fortes no ser humano
– e também os outros (tato, paladar e olfato) – é certeza de facilitar para o
cérebro o resgate do aprendizado. Se informações sobre a Bahia, por exemplo,
foi conectada ao som de berimbau, ao gosto de acarajé, e outras figuras
típicas, mais caminhos poderão ser percorridos, ativando patês diferentes do CÓRTEX CEREBRAL para lembrar de
conteúdos.
Alguns pesquisadores
consideram o movimento do corpo um sexto sentido. O psicomotricista Esteban
Levin tem como fundamental para a criança adquirir novos conhecimentos. Por
meio deles é possível criar imagens mentais como as ligadas à localização do
corpo no espaço, aprendizagem fundamental para o desenvolvimento de noção
especial em geometria, Geografia e etc.Existe ainda duas submodalidades de
sentidos; a vibração e o calor que podem ser explicadas na educação de cegos e
surdos.
Os sentidos na sala de aula
Um ambiente de aprendizado
rico em estímulos aguça os sentidos. Você também pode procurar formas variadas
de ensinar o mesmo conteúdo fazendo com que várias partes do cérebro trabalhem
ao mesmo tempo. Portanto:
Peça aos alunos para
desenhar pintar, ou fazer outro tipo de representações como esculturas,
instalações, colagens e etc., referente ao que poderia tradicionalmente ser
estudado somente com a leitura e a escrita; *criar versões de músicas
conhecidas com o conteúdo ensinado; *levar para a classe objetos para ser
manuseados e imagens variadas para ilustrar as aulas;* sempre que possível,
planejar uma atividade física associada ao conteúdo (ao estudar a Bahia que tal
uma aula de capoeira?) * proponha atividades em outros ambientes e ao ar livre
fazendo deslocamento pela escola ou levando a turma para outro lugar como
museus, parques etc.
MEDO TAMBÉM É EMOÇÃO. MAS NÃO FUNCIONA
"A mente é uma máquina que
trabalha a base de recompensas e punições. Porem, o medo de ser repreendido
causa estresse”
Sidarta Ribeiro.
Esse sentimento se manifesta
sempre que a criança é exposta a perigo (real ou imaginário) ou
ameaça, leva um susto ou está em pavor. Ele também é relacionado
às amígdalas( não confundir com as da garanta) , parte do sistema
límbico responsável pelas emoções e pela timidez.Quando a criança é submetida a
uma situação intimidatória, substâncias atuam no hipocampo impedindo a formação
de novas memórias episódicas, ou seja, as que guardam fatos, pessoas, lugares,
eventos.
A exposição prolongada ao
estresse pode provocar doenças morte de neurônios e bloqueio de atividades
mentais como o aprendizado. Mais proveitosa em sala de aula é provocar boas
emoções, alinhando a sensação de prazer ao conhecimento.
O ESTÍMULO NA SALA DE AULA
Quer fazer com que o
aprendizado, apesar de árduo em alguns momentos torne-se fonte de
prazer? Então:
Ao avaliar, procure valorizar
sempre as maiores habilidades do aluno antes de mostrar em que ponto ele
precisa melhorar ou se dedicar mais;* não chame a atenção do aluno na frente
dos colegas para evitar constrangimentos; converse com ele em separado quando
ele tiver algum comportamento inadequado; * elogie o desempenho do aluno sempre que ele mostrar esforço em
realizar a tarefa, não precisando necessariamente tê-la executado com sucesso.
Referência:
Revista Nova Escola - janeiro/ fevereiro de 2005
Equipe
Rosa Heleno – 29/03
__________________________________________________
Professores, mais um vídeo com ideia para alfabetização:
__________________________________________________
Conto de Fanny Abramovichi
Ideias para confeccionar para sala de aula:
__________________________________________________
Professores, assistam abaixo dois vídeos sobre orientações
para a preparação da Prova Operatória!
para a preparação da Prova Operatória!
------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------------------
A KIZOMBA 2015 - ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM A TEMÁTICA DA DIVERSIDADE ÉTNICO RACIAL OCORRERÁ EM NOSSA ESCOLA EM NOVEMBRO, PORÉM É NECESSÁRIO O ENVIO DO PLANO DE AÇÃO ATÉ 13/08/2015.
SEGUE MATERIAL DE ORIENTAÇÃO ENCAMINHADO PELA SECRETARIA.
---------------------------------------------------------------------------------------------
Dica de livros, revistas e materiais de apoio ao professor!!
Editora Moderna: clique na figura abaixo e entre no site:
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Modelo de Bandeirões para a Festa Julina - Séries Iniciais
____________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________
Espaço para os professores da EBPMRHS
O blog da Escola Básica Prof.ª Maria Rosa Heleno Schulte tem o objetivo de compartilhar as ações desenvolvidas por esta unidade de ensino. Este importe meio de comunicação torna-se agora mais um instrumento de comunicação entre a equipe gestora e professores.
_____________________________________________________
Professores !
Está chegando a nossa
Mostra de Ideias e Inovações (08 a 12/06)
– MIC!! Seus trabalhos já podem ser
armazenados na Biblioteca !
Não esqueçam
de inscrever seus trabalhos com a
supervisora Elaine.
Para atingirmos nossas metas para o IDEB precisamos manter nossas ações traçadas para este ano letivo.
Portanto não esqueçam de...
- Agendar o laboratório de informática para aplicação de simulados.
- Elaborar apostila com atividades para as disciplinas de Ciências, História e Geografia (9º ano)
- Reforço em sala para alunos com maiores dificuldades.
- Acompanhamento e sistematização dos dados para reforçar as habilidades ainda não compreendidas.
________________________________________________________
_____________________________________________________
Mensagem da Supervisão
Professores!
Criamos este espaço com o objetivo de facilitar a comunicação entre a equipe gestora da escola e os professores. Sempre que houver uma nova postagem os senhores (as) receberam via e mail uma notificação.
Gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer a receptividade de todos que nesta unidade trabalham. Estou me sentindo em casa, e muito feliz de fazer parte de uma equipe tão dedicada e participativa.
Estou aqui para contribuir e somar esforços para o crescimento da equipe e principalmente na melhoria da qualidade de ensino desta instituição.