terça-feira, 3 de maio de 2016

Jogo da Velha no Espaço de Vivência e Aprendizagem

Jogo da Velha


O Jogo da Velha, originário do Egito há mais de 3.500 anos a.C., praticado pelos escravos, é um jogo de regras simples, com origem do nome - da forma que conhecemos - da Inglaterra, quando nos finais de tarde, mulheres se reuniram para conversar e bordar e devido à idade e fraqueza da visão, já não bordavam mais e para passar o tempo jogavam então este simples jogo.


A elaboração desse trabalho, inserindo o Jogo da Velha nas atividades, consiste em adquirir novos conhecimentos: o desenvolvimento através dos jogos. O jogo contribui para o melhoramento nas participações me sala, mostra também a importância do conviver em grupo, onde os alunos partilham seu conhecimento prévio e os adquiridos com os demais alunos da turma.

Para o educador, ensinar brincando é uma maneira descontraída e eficaz; além de ser essencial resgatar brincadeiras e jogos tradicionais e introduzi-los na aprendizagem.

Com o uso do Jogo da Velha, pôde-se explorar: Raciocínio Lógico; Lateralidade; Estratégias e Noções de: em cima, embaixo, diagonal, horizontal.