quinta-feira, 27 de novembro de 2014

A Homenagem Cívica desta manhã foi engrandecida pela apresentação dos alunos da Turma 102 que, orientados pela Professora, declamaram o poema a seguir:

Gente Brasil

Tem negro, mulato, pardo, amarelo.
Todas as cores do belo.
Gente multicolorida.
Amada, alegre, sofrida.
Gentes a mil.
Gente ora agressiva, ora gentil.
Arco-íris humano.
Gente do meu, do nosso Brasil!



quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Coluna Família Educação - Por Olavo Oliveira - Administrador Escolar

TODA CRIANÇA GOSTA DE ELOGIO.

Um fator de grande alegria e motivação para as crianças é o elogio vindo das pessoas adultas. Esses elogios reforçam a autoconfiança e naturalmente induz os meninos e meninas a investirem mais no tipo de comportamento que os fez ser elogiados.
No entanto, um alerta se faz necessário, estudos demonstram que os elogios podem ter consequências complicadas e pouco educativas.
Falsos estímulos para atividades realizadas de forma medíocre podem ser piores, para o aluno ou para o filho, do que ignorar essas atividades. E isto é grave já que as crianças preocupam-se e levam mais a sério as opiniões dos adultos do que as opiniões dos seus amigos. Mesmo com boas intenções, muitos pais e professores que tentam motivar crianças com elogios não merecidos, acabam conseguindo um efeito educativo contrário e perigoso, por não saberem agir adequadamente.
Lembre-se, o melhor elogio é o que consegue ser espontâneo, sincero e merecido.
As crianças tendem a fazer suas tarefas em casa ou na escola de forma mais desinteressada quando percebem (elas sempre percebem...) que receberam elogios não merecidos de seus pais ou dos seus professores e o pior, a partir daí, tornam-se muito sensíveis à avaliação das demais pessoas.
Crianças assim educadas sofrem muito e ficam ansiosas pelos resultados dos seus esforços. São do tipo de aluno, que costuma se preocupar mais em garantir uma boa nota do que propriamente aprender bem a matéria ensinada.
Os especialistas em desenvolvimento educativo infantil dividem os elogios em duas categorias: Os específicos e os gerais.
Os específicos têm como objetivo, elogiar uma criança que, por exemplo, conseguiu pronunciar uma determinada palavra corretamente.
Os gerais têm por objetivo elogiar uma criança que apresentou um comportamento correto, porém, muito comum.
Lembre-se, dizer para uma criança que ela é “boazinha” é genérico demais e pode irritá-la. Este tratamento pode dar a criança à impressão de que seus pais ou professores não percebem realmente as suas qualidades e isso, pode fazer com que a criança se comporte mal para chamar a atenção sobre seus sentimentos.
Especialmente entre pais e filhos existem muitas oportunidades para se criarem laços afetivos, duradouros e verdadeiros.
Estar junto do seu filho deve ser uma tarefa feliz...E para que isso ocorra os pais podem preparar uma série de momentos simples e maravilhosos que formarão a base permanente do respeito, da admiração e do grande amor entre você e ele. Comece deixando-o provar, perguntar e explorar tudo que o rodeia. Deixe-o perguntar, mesmo que você não saiba responder. Deixe-o fazer observações, testar conclusões, maravilhar-se!... Por estar junto de você. Procure todas as maneiras para que seu filho se torne mais sensível e amoroso com o ambiente familiar e a usar todos os seus sentidos para explorar o mundo que o cerca, de forma criativa e carinhosa.


Uma semana de muitas alegrias!

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Projeto Kizomba


Hoje (20) é o Dia Nacional da Conciência Negra e aproveitando este contexto, apresentamos o Projeto Kizomba executado na Escola Maria Rosa Heleno Schulte no dia 13 de novembro.


O evento, idealizado e desenvolvido sob coordenação da Supervisora Escolar Célia Leão e da Orientadora Escolar Nádia Calomeno, contou com apresentações de dança e música, declamação de poema de Castro Alves, apresentação de dois vídeos sobre o tema e ainda disposição dos trabalhos realizados em sala de aula pelos alunos da escola.

Confiram o vídeo Faces da África com os ícones negros do mundo e do Brasil e o vídeo com as faces negras e da diversidade da Escola Maria Rosa.

   

A seguir contemplem as fotos de alguns momentos do evento:
 

  
 
 

 

 
 
 



 

 
 



 

 




segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Coluna Família Educação - Por Olavo Oliveira - Administrador Escolar

O Destino de cada um...

Passamos por momentos de plena felicidade em nossas vidas... Momentos esses que nos marcam de uma forma surpreendente, e nos transformam, nos comovem, nos ensinam e muitas vezes nos machucam profundamente. As pessoas que entram em nossas vidas, sempre entram por alguma razão, algum propósito.
Assim, tudo que podemos pensar é que existe um destino e que cada pessoa encontra aquilo que é importante para sua vida, embora, nem sempre entenda e aceite a forma como as coisas acontecem.
O universo inteiro conspira para que as pessoas se encontrem e cresçam com a troca, na rica convivência com o outro.
Preocupar-se com o que as pessoas que entram em nossas vidas podem nos oferecer, não contribuirá em nada, e ainda nos fará perder um precioso tempo e a oportunidade de conhecer a alma dessas pessoas, que por mais humildes que sejam, carregam imensa riqueza.
Conhecer a alma significa conhecer o que as pessoas sentem o que elas realmente desejam de nós, ou o que elas buscam no mundo, pois só assim é que poderemos tê-las por inteiro em nossa vida.
A amizade é algo que importa muito na vida do ser humano. Precisamos de amigos para nos ensinar, compartilhar, nos conduzir, nos alegrar.
As pessoas entram em nossas vidas, às vezes de maneira tão surpreendente, que nos intrigam até. Mas, cada uma delas é especial, mesmo que o momento seja breve, com certeza, elas deixarão uma marca muito forte em nós, mas... Nem sempre fazemos questão de reconhecer.
Pense na sua vida, comece a recordar das pessoas que já se relacionaram com você, e o que cada uma deixou. Assim, você estará buscando a sua própria identidade, que foi sendo construído aos poucos, resultado dos momentos vividos e que até hoje, interferem na sua existência. 
Aproveite para conquistar uma pessoa a cada dia; dê a ela atenção, fazendo com que você se torne importante na vida dessa pessoa.
Quando sentir que alguém não lhe agrada, dê uma segunda chance para conhecê-la melhor, você poderá ter muitas surpresas, concedendo-lhe essa nova oportunidade! Na convivência humana... As aparências podem enganar... E a primeira impressão pode ser a errada.
Quando sentir que alguém é especial para você, diga a ela o que sente, e terá feito um momento de felicidade na vida de alguém.
Não deixe para fazer as coisas amanhã, poderá ser tarde demais. Faça hoje, tudo o que tiver vontade. Abrace os seus amigos de trabalho, os seus irmãos, os seus filhos.
Dê um sorriso para todos, até ao seu inimigo. Se estiver amando, ame para valer, viva cada minuto deste amor, sem medir esforços.
Seja alegre todas as manhãs, mesmo que o dia não prometa nada de novo.
Planeje o seu destino!
Sopre ao vento os seus sonhos, eles irão se espalhar pelos ares e voltar a você em forma de realidade!
Preste bastante atenção em todas as pessoas, elas poderão estar trazendo a sua tão desejada FELICIDADE!


Que Deus Pai, presente em sua vida, lhe proporcione uma semana maravilhosa.

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Aula Show

E essa semana a escola contou com um SHOW!
Show de aula e show de música!

Em parceria com o SESC, o quarteto formado por Arnou de Melo (contrabaixo acústico e elétrico), Daniel Montero (violão e guitarra elétrica), Evando Hasse (instrumentos de sopro) e Willian Goe (percursão) ministraram aos alunos da nossa escola uma aula sobre instrumentos musicais e suas histórias, além de apresentarem várias músicas relacionadas a cada tema.


"… que o azul do céu 

e o sol se encarregam de azular…"







quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Coluna Família Educação - Por Olavo Oliveira - Administrador Escolar

A ROSA

Um homem plantou uma roseira e passou a regá-la diariamente. Assim que brotou a primeira rosa, o homem notou que havia muitos espinhos na haste do lindo botão e pensou, “Como pode uma flor tão bela, nascer de uma planta com tantos espinhos”?
Entristecido com o fato ele desprezou a roseira e a partir de então, não mais a regou e, antes mesmo do segundo botão, ela já havia secado.
Isso acontece, muitas vezes conosco, queridos leitores. Plantamos um lindo sonho e ao surgirem às primeiras dificuldades o abandonamos.
Fazemos muitos planos de felicidade em nossas vidas e em todos, desejamos colher perfumadas e lindas rosas, mas, quando percebemos os desafios que se apresentam, logo desistimos e os sonhos não se realizam.
Os espinhos em nossos caminhos são os desafios que darão maior sentido e valor as nossas conquistas.
Não há como chegar ao topo da montanha, sem antes vencer os obstáculos naturais da caminhada. E o mérito está exatamente na superação desses obstáculos.
O que geralmente acontece é que não valorizamos os objetivos planejados e então, pouco nos interessa a forma de atingi-lo. Ao depararmos com o fracasso, justificamos, lançando invariavelmente a culpa em alguém ou em alguma coisa.
Importante mesmo é que tenhamos sempre em mente que se desejarmos colher flores lindas, precisamos antes, preparar a terra, selecionar boas sementes, plantá-las e regá-las sistematicamente e somente depois, colhê-las. Se desejarmos colhê-las antes do tempo certo, então, a decepção poderá acontecer.
Se tivermos um projeto de felicidade, é preciso investir nele e considerar também, a possibilidade de mudança de estratégia, no transcorrer da caminhada.
Se desejarmos, por exemplo, um emprego melhor e não o estamos conseguindo, talvez tenhamos que rever nossa competência e acima de tudo a disposição de querer melhorar, nosso atual nível de conhecimento.
Não jogue a culpa na sociedade, nos outros, é preciso antes de tudo fazer uma avaliação das nossas possibilidades pessoais.
Se desejarmos uma relação afetiva, duradoura, estável, tranqüila e não conseguimos, talvez seja preciso analisar ou reavaliar nossa forma de amar.
Quando os espinhos de uma relação aparecem, é hora de pensar numa estratégia diferente, jamais culpar o outro ou então a agitação da vida moderna, ou simplesmente, deixar a rosa do afeto morrer de sede.
Há pessoas que, como o homem que desistiu da roseira, que deixam também seus sonhos secar por falta de cuidados, contentando-se em evitar o sofrimento. Quando na verdade, o ideal seria estabelecer um objetivo, investindo todos os esforços na luta para concretizá-lo. Se no percurso, aparecerem os espinhos, é ter consciência de que estamos sendo desafiados a superar obstáculos e ao superá-los, sentiremos as alegrias verdadeiras das merecidas conquistas.
 “Quem deseja aspirar o perfume das rosas, terá que aprender a lidar com seus espinhos”.
 “Quem deseja saborear a doçura do mel, precisa suportar a dor das ferroadas das abelhas”.
Por tudo isso, não deixe que nenhum obstáculo impeça a sua marcha na direção da conquista de dias melhores para a sua vida... E seja feliz, pois, foi para isso que você veio ao mundo. 
  
Uma semana maravilhosa pra você!

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Homenagem Cívica

A Homenagem Cívica da turma 402 deste mês destacou o Dia do Livro - 19 de outubro!

Em comemoração, apresentou a Bíblia, considerado o livro mais antigo, e em forma de teatro, ressaltou os valores humanos e os sentimentos, que empregados em nosso dia a dia, nos tornam pessoas boas e felizes.







Projeto Kizomba


segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Campeonato de Xadrez

Nas aulas de Educação Física da turma 402, após orientações do Professor, os alunos participaram de um Campeonato de Xadrez.
Os seis primeiros lugares receberam medalhas e ainda foi sorteado um jogo de xadrez entre os alunos.

Confira!!
1º Lugar: Cadmiel A. da Silva
2º Lugar: Vanessa de Almeida Araújo
3º Lugar: Wellington E. Carvalho de Deus
4º Lugar: Pedro Antônio M. Neto
5º Lugar: Paulo J. Neto
6º Lugar: Davi C. Gonçalves
Ganhadora do jogo de xadrez: Grazielle Aparecida de Lima Schuttel




VENCEDORES:

1º Lugar: Cadmiel A. da Silva




2º Lugar: Vanessa de Almeida Araújo


3º Lugar: Wellington E. Carvalho de Deus


4º Lugar: Pedro Antônio M. Neto



5º Lugar: Paulo J. Neto


6º Lugar: Davi C. Gonçalves



Ganhadora do jogo de xadrez: Grazielle Aparecida de Lima Schuttel