segunda-feira, 30 de junho de 2014

Coluna Família Educação - Por Olavo Oliveira - Administrador Escolar

O SEGREDO DA EDUCAÇÃO

É TER TEMPO PARA SEU FILHO!!

VALORIZE O SEU FILHO: Quando a criança é valorizada, estimada e respeitada por seus pais, ela progride e amadurece. Seu coração vibra com a certeza de que você se interessa por ele.

ACREDITE NO SEU FILHO: Mesmo as crianças mais indisciplinadas trazem a bondade e a generosidade dentro do seu coração. Cabe a você PAI, procurar, ser disponível e achar. Escute-o!

AME O SEU FILHO: “Se você quer ser amado por alguém, ame-o antes”. Mostre a ele, claramente, que você está ao seu lado. Olhe- o nos olhos. Nós é que pertencemos aos nossos filhos, não eles a nós.
Quem quer ser amado deve demonstrar que ama. E você gosta do seu filho não porque quer que ele goste de você. Você o ama, como Deus nos ama: Sem cobranças, sem exigir retorno. Você o ama porque se sente feliz em vê-lo crescer como ser humano.

ELOGIE O SEU FILHO: Quem de nós não gosta de um elogio? As crianças também precisam de elogios e estímulos para prosseguir no caminho do bem. Um elogio não nos custa nada e o efeito será imenso em seu filho. Mas... Faça-o somente quando ele merecer.

COMPREENDA O SEU FILHO: O mundo de hoje se apresenta de forma bastante complicada e demasiadamente competitivo. Tudo muda muito rapidamente. Procure entender isto da ótica de seu filho. Procure compreendê-lo, quando se apresenta indiferente e distante de você. É provável que esteja desesperado, perdido, sofrendo e precisando muito de você.

ALEGRE-SE COM SEU FILHO: As crianças são atraídas por um sorriso. A alegria e o bom humor atraem as crianças. Agindo assim você vai ver como tudo se torna mais fácil, gostoso e divertido.

APROXIME-SE DO SEU FILHO: A aproximação amiga do seu filho dá a oportunidade de aconselha-lo nas horas certas. Viva junto do seu filho. Viva no meio deles. Faça questão de conhecer seus amigos. Procure saber aonde ele vai com quem está. Convide-o para trazer seus amigos até sua casa. Valorize bastante esses momentos junto deles.

SEJA COERENTE COM SEU FILHO: Não temos o direito de exigir dos nossos filhos aquilo que não fazemos. Somos o exemplo mais forte para nossos filhos. Como posso exigir que meu filho não fume ou beba se eu fumo e bebo. Quem não é responsável não pode exigir responsabilidade. Quem não é sério, jamais poderá exigir seriedade. Quem não respeita não pode exigir respeito.
Às vezes somos rigorosos demais com nossos filhos, buscando apenas camuflar nossas próprias fraquezas. O pior é que nossos filhos percebem muito bem tudo isto, certamente porque nos conhece mais do que nós a eles.

PREVENIR É MELHOR DO QUE CASTIGAR O SEU FILHO: “Na base da força consegue-se corrigir o vício, nunca o viciado”. Quem é feliz não sente necessidade de fazer o que não é direito. O castigo quando errado e exageradamente aplicado, magoa, dói e separa você do seu filho. Pense muitas vezes antes de aplica-lo. Se necessário..., ao castigá-lo, nunca demonstre raiva do seu filho.

REZE COM SEU FILHO: Pode parecer careta, mas a religião, o amor, a fé em Deus, quando alimentados pelos pais, ajudam grandemente na educação das crianças e jovens. Quem ama a Deus, ama e respeita seus pais e o próximo... E isto é grande motivo de alegria no céu e na terra!!


Olavo G. de Oliveira

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Fábulas

 No processo de alfabetização os alunos necessitam experimentar diversos tipos de gêneros textuais. Essa semana o 3º ano iniciou suas atividades descobrindo o prazer da leitura através das fábulas.
Fábulas: são pequenas narrativas que transmitem uma linguagem simples, mensagens morais e de comportamento. Textos escritos para apresentar um ensinamento.
Após o trabalho com esse texto em sala em forma de interpretação quanto ao número de sílavas e construção de frases, a professora propôs à turma a elaboração de uma história em sequência, onde os alunos deveriam observar os seguintes critérios:

  • título da história
  • sinais de pontuação
  • parágrafos
  • ortografia
  • descrição dos cenários nas gravuras
  • concordância verbal



A aluna Vitória Larissa se destacou na atividade proposta!
Parabéns!!


quinta-feira, 26 de junho de 2014

Dica da Professora Josiane!!

Você sabia??


Premiação

Alunos do 4º ano que não tiveram nenhuma falta entre os dias 23 de maio e 13 de junho foram parabenizados e receberam um pirulito como motivação para continuarem a frequentar às aulas com assiduidade.


quarta-feira, 25 de junho de 2014

Palestra


Os alunos do 4º e 5º ano participaram hoje de uma Palestra sobre o Meio Ambiente, que de forma teatral, dinâmica e interativa ressaltou a nossa relação com o lixo no dia a dia, despertando o senso de responsabilidade no trato desses materiais.






terça-feira, 24 de junho de 2014

Jogos de revisão

Revisão de História


Todas as turmas participaram hoje de um jogo de tabuleiro com perguntas e respostas da matéria de História. A atividade tem o objetivo de revisar o assunto que fará parte da Prova Bimestral que será realizada na semana que vem!!









Dica da Professora Nayara

A MÚSICA “MOLDA” O CÉREBRO

De acordo com o novo trabalho, crianças que recebem aulas de música regularmente ampliam suas capacidades cerebrais pelo resto de sua vida adulta. 

A pesquisa publicada na “PLOS One” mostrou que crianças que recebem aulas particulares de música por pelo menos dois anos revelam maior atividade cerebral nas áreas associadas às suas funções executivas — ou seja, os processos cognitivos que permitem aos seres humanos processar e reter informações, resolver problemas e regular comportamentos. 

O novo estudo comparou 15 crianças de 9 a 12 anos que tinham aula de música a um grupo de 12, da mesma idade, sem nenhum treinamento. Além disso, foram estudados dois grupos de adultos, divididos entre músicos e não músicos. 

Os pesquisadores observaram diversos fatores demográficos, como educação, status profissional e QI e descobriram que as funções cognitivas (medidas por uma bateria de testes) e a atividade cerebral (registrada por meio de imagens de ressonância magnética funcional) eram melhores tanto em adultos quanto em crianças que tocavam algum instrumento.

Coluna Família Educação - Por Olavo Oliveira - Administrador Escolar

Comportamento inadequado do filho pode ser corrigido


Certos comportamentos dos filhos são inadmissíveis e devem ser corrigidos logo que se iniciam.
É importante planejar os caminhos a serem seguidos para a anulação desses comportamentos e procurar manter-se firme dentro deste plano. Se você mudar a decisão no meio do caminho, correrá o risco de uma melhora momentânea e de comportamentos ainda piores no futuro.
Imaginemos que o seu filho tenha um acesso de rebeldia na fila do supermercado pelo fato de você se recusar a comprar algo que ele lhe pede. Você diz "Não!" várias vezes, mas a criança faz birra das grandes. Então, você lhe dá aquilo que ela lhe pede, numa tentativa desesperada de acalmar a criança. Você acabou de ensinar que a rebeldia é o caminho para as grandes conquistas.
A verdade é que os pais que adotam regras de condutas e as reforçam de maneira consistente ao longo da formação dos filhos, são os melhores pais. Esses, reconhecidamente, são lembrados pelos filhos adultos, que não se cansam de elogiar e agradecer a firmeza dos pais no seu processo de educação.
A disciplina deverá ser uma forma de ensinar alguma coisa à criança, jamais poderá servir para afasta-la de você!
É preciso ajudar a criança desde cedo a ter respeito pelos pais e limites em todas as suas atitudes. Por outro lado, é importante que os pais não queiram ter um domínio sufocante sobre seus filhos. Lembre-se:
* Criamos nossos filhos para o mundo...
* Errando, muitas vezes é que se encontra o melhor caminho...
* Na vida de seu filho, acredite, a educação do berço faz a diferença!
· Não vacile. Se você diz não ao seu filho, justifique ou dê uma instrução e, mantenha-se firme naquilo que foi estabelecido. Quando seu filho argumentar, tudo o que você precisa fazer é ficar calmo e determinado.
· Siga as regras anteriores. Quando você perceber que tem sido bem sucedido com seu filho, continue. Muitos pais desistem quando estão começando a obter mudanças duradouras no comportamento dos filhos.
· Não tente racionalizar quando a criança está irada. Não funciona com adultos quando estão com raiva, muito menos com criança. Quando seu filho faz uma birra, ignore a gritaria. Mantenha-se sereno, sorria calmamente e mantenha-se na sua decisão.
· Não tire a autoridade do seu/sua esposo (a). É importante que os filhos percebam cumplicidade entre os pais, assim eles não ficam confusos, e você não prejudica seu casamento. Filhos são mestres em jogar pai contra mãe e vice-versa. Reconheça isto e recuse este jogo.
· Defina comportamentos claramente. Seja claro sobre coisas específicas que você quer que mude, ou seja, feita. Simplesmente dizer: "Pare com isso!" não é suficiente. Melhor dizer, "Eu quero que você fique sentado e quieto naquela cadeira”. Se você quer que seu filho não faça birra no supermercado, explique de forma clara e segura, como você quer que seja o seu comportamento.
· Seja cauteloso com os excessos de castigos. Geralmente gastar mais tempo com o seu filho o motivará mais a ter um comportamento melhor. Parabenize-o sempre que tiver um bom comportamento.
· Não tente mudar todos os maus comportamentos de uma só vez. Isso simplesmente não funciona, além de que, pequenas mudanças proporcionam grandes resultados.
Eu confio em você! Seja sempre muito feliz!


Prof. Olavo G. de Oliveira

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Frequency Party

As turmas do 1º ano matutino (102) e 3º ano vespertino (301) participaram hoje de um gostoso piquenique no auditório da escola!!

A premiação se deu pelo menor número de faltas que as turmas somaram no mês de maio.

Não falte às aulas e participe das festas você também!!

 
 Fotos da turma 102:





Fotos da turma 301:







segunda-feira, 16 de junho de 2014

Homenagem Cívica

Homenagem Cívica


Hoje tivemos a Homenagem Cívica na responsabilidade do 2º ano (período matutino) e 3º ano (período vespertino).


Pela manhã, comemorando o Dia de Itajaí, que completou 154 anos ontem - 15 de junho, foi cantado o Hino do Município, podendo ser observados os pontos turísticos da cidade. 


Antes do Hino, a turma 202 apresentou um texto sobre Respeito, que pode ser lido ao final.

Assista ao Hino de Itajaí com destaque para os seus pontos turísticos:



No período da tarde, a turma 301 contou  um pouco sobre a história da Copa do Mundo! 

A competição foi criada em 1928, na França, sob a liderança do então Presidente Jules Rimet. 

A primeira edição ocorreu em 1930 no Uruguai, cuja seleção da casa saiu vencedora.

O tatu-bola é o mascote da Copa de 2014 no Brasil. É uma espécie de tatu encontrado na caatinga e no cerrado brasileiro e é a única espécie capaz de se enrolar completamente, formando uma bola!





RESPEITO É

O RESPEITO É UM VALOR,
QUE VOU TENTAR EXPLICAR,
É UM MODO DE SENTIR,
E COM OS OUTROS ATUAR.

TENHO RESPEITO QUANDO,
PONHO O MEU BRAÇO NO AR,
E COM GRANDE CONTENÇÃO,
ESPERO A MINHA VEZ DE FALAR.

E QUANDO ALGUÉM FALA,
COM ATENÇÃO EU VOU ESCUTAR,
POIS É ASSIM QUE FAZ,
QUEM OS OUTROS RESPEITAR.

SE SIGO AS REGRAS DA SALA,
SE SEI FALAR SEM GRITAR,
SE ARRUMOO JOGO QUE FIZ,
RESPEITO ESTOU A MOSTRAR.

QUANDO ESTOU NUMA FILA,
E AGUARDO A MINHA VEZ,
TAMBÉM DEMONSTRO RESPEITO,
SOU CRESCIDO TU BEM VÊS.

PORQUE APRENDEMOS COM O PAI,
COM O IRMÃO OU COM A MÃE,
E A ESCOLA NOS ENSINA,
O QUE É O RESPEITO TAMBÉM.

POIS O RESPEITO NÃO VEM,
CONOSCO NO CORPO AO NASCER
ELE TEM QUE SER APRENDIDO,
TEMOS QUE VER, PARA FAZER.

SE DOS ANIMAIS CUIDARMOS
TRATAMOS BEM A NATUREZA,
RESPEITAMOS AS DIFERENÇAS,
SEREMOS MAIS FELIZES, COM CERTEZA.

Maria do Rosário Moita de Macedo.

Coluna Família Educação - Por Olavo Oliveira - Administrador Escolar

SER FELIZ É UMA DECISÃO

         Uma senhora bastante idosa, delicada, bem vestida, com o cabelo bem penteado e um semblante calmo, precisou se mudar para uma casa de repouso.
         Seu marido havia falecido recentemente e a mudança se fez necessária, pois ela era deficiente visual e não havia quem pudesse ampará-la em seu lar. Uma neta dedicada a acompanhou. Após algum tempo aguardando pacientemente na sala de espera, a enfermeira veio avisá-las que o quarto estava pronto. Enquanto caminhavam, lentamente, até o elevador, a neta, que já havia vistoriado os aposentos, fez-lhe uma descrição visual de seu pequeno quarto, incluindo as flores na cortina da janela. 
         A senhora sorriu docemente e disse com entusiasmo: Eu adorei!
         Mas a senhora nem viu o quarto observou a enfermeira. Ela não a deixou continuar e acrescentou: A felicidade é algo que você decide antes da hora. Se eu vou gostar do meu quarto ou não, não depende de como os móveis estão arranjados, e sim de como eu os arranjo em minha mente. E eu já me decidi gostar dele...E continuou: é uma decisão que tomo a cada manhã quando acordo.
         Eu tenho uma escolha, posso passar o dia na cama remoendo as dificuldades que tenho com meu corpo bastante cansado, ou posso sair da cama e ser grata por mais um dia.Cada dia é um presente, e meus olhos se abrem para o novo dia das memórias felizes que armazenei... A velhice é como uma conta no banco, minha filha...
         De onde você retira o que colocou antes. A lição de uma pessoa idosa e sem a visão dos olhos físicos é de grande profundidade e contém ensinamentos valiosos. O primeiro deles é que a felicidade é uma decisão pessoal. Depende mais da nossa disposição mental do que das circunstâncias que nos rodeiam. Cada pessoa tem, na intimidade, o potencial de armazenar as belezas que deseja ver em sua tela mental, ainda que ao seu redor a paisagem seja deprimente.
         Para isso é preciso construir um mundo de felicidade nesse banco de lembranças que Deus ofereceu a cada um de seus filhos. E quando se constrói um mundo de paz e felicidade portas à dentro da alma, é possível compartilhar essa realidade com aqueles que nos cercam. Assim é que se não temos em nossa vida os enfeites que desejamos, arranjemos tudo isso em nossa mente.
         É uma forma de ver as coisas com olhar positivo. Além disso, como toda criação começa na mente, é bem possível que venhamos a concretizar esse sonho alimentado na alma. Se você ainda não havia pensado nessa possibilidade, pense agora.
         Comece, sem demora, a depositar felicidade na conta do banco das suas lembranças, para poder resgatar sempre que desejar. Se você abrir a janela, pela manhã, e seus olhos físicos puderem ver apenas paisagens deprimentes, abra as janelas da alma e contemple um jardim em flor. Respire fundo e sinta o perfume do jasmim e das rosas, ouça o canto dos pássaros. Perceba a brisa acariciando seu rosto, e curta uma melodia para alegrar suas horas. 
         Decida ser feliz, ainda que seja uma felicidade que só você pode sentir.
         
         E, lembre-se: a felicidade não depende de como as coisas estão arranjadas, mas de como você as arranja.


Uma semana abençoada pra todos!


sábado, 14 de junho de 2014

Dica da Professora Marineides!

Polígono de 56.645 lados se chama pentakismyriohexakisquilioletracosiohexacontapentagonalis.


quinta-feira, 12 de junho de 2014

O Português


A natureza

Esse vídeo mostra de uma forma incrível e deslumbrante a beleza da natureza e suas diferentes formas de vida.

" Como podemos ser tão arrogantes? O planeta é, foi e sempre será mais forte que nós. Não podemos destrui-lo; se ultrapassarmos o limite, o planeta simplesmente irá nos apagar de sua superfície e continuará existindo. Por que eles não começam a discutir sobre como evitar que o planeta NOS destrua?"
- Paulo Coelho



segunda-feira, 9 de junho de 2014

Coluna Família Educação - Por Olavo Oliveira - Administrador Escolar

Lar doce lar
 
Você já pensou na importância do seu lar? Não me refiro ao valor financeiro da sua casa, mas na importância e aconchego do lar.
Na agitação do dia-a-dia, muitas vezes não paramos para pensar o que significa ter um lar para voltar ao final de um dia de trabalho intenso e cansativo, ser alegremente acolhido e descansar. 
          O lar é por tanto a ponte necessária para se atingir o sucesso profissional. Também o centro animador das iniciativas de realização pessoal. 
          Não importa o tamanho da construção nem o material de que é feito, o que importa mesmo é que seja o verdadeiro centro estimulador do amor, da compreensão, do afeto e da amizade.
Pode ser uma mansão ou uma tapera... Um bangalô, ou um barraco singelo...
Pode faltar pão, mas não deve faltar o abraço e a ternura de uma mãe dedicada.
Pode faltar uma cama confortável, mas não deve faltar o braço forte de um pai que ampara e orienta...
Pode faltar o luxo, mas não deve faltar o carisma de uma mãe zelosa.
Pode faltar muita coisa, mas não pode faltar o diálogo amigo que estreita os laços e que faz a ponte do entendimento em todas as situações. 
            A casa pode ser frágil e não oferecer resistência contra a chuva fria, mas o lar deve ser bastante resistente para suportar às investidas das discórdias, das drogas e de todos os outros vícios.
A construção pode balançar com o vento impiedoso, mas o lar deve se manter firme mesmo diante das investidas da indignidade e da desonra.
Se você nunca havia pensado nisso... Pense agora!
E, ao final da tarde, quando o sol se despedir do dia e a noite se estender sob o céu, e você, vencido pelo cansaço, avistar o seu lar com as portas abertas, uma mãe, um pai, uma esposa, um esposo, um filho ou um amigo de braços abertos para lhe dizer "Olá! Que bom que você voltou. Como passou o dia?", você perceberá como é maravilhoso ter e poder voltar para casa.
Com chuva ou com sol, lá está o nosso lar para nos acolher e nos dar abrigo.
Por todas essas razões, alegremo-nos por termos esse refúgio seguro no qual passamos a maior parte de nossas vidas, valorizando sempre aqueles que compartilham conosco desse pequeno oásis, dedicando-nos para que seja sempre o nosso verdadeiro porto seguro.
 
Importante: Com muito carinho desejo oferecer esta pequena mensagem a todos os pais dos nossos queridos alunos, desejando do fundo do meu coração que o amor seja a força impulsionadora de vossas vidas em família.

Em nome da nossa diretora Profª Aline e de toda a equipe de professores e funcionários, aproveito a oportunidade para convidar todos os responsáveis por nossos alunos, para visitarem a escola e assim poderem verificar a sua transformação física, após a bela reforma por que passou nos últimos meses.
 
Prof. Olavo G. de Oliveira

terça-feira, 3 de junho de 2014

APRENDER SEGUNDA LÍNGUA RETARDA O ENVELHECIMENTO DO CÉREBRO

Aprender uma segunda língua pode causar um efeito positivo sobre o cérebro, amenizando seu envelhecimento. 



O benefício é possível mesmo que o aprendizado aconteça na idade adulta, constata um novo estudo realizado pela Universidade de Edimburgo, na Escócia, publicada na revista Annals of Neurology.

Os pesquisadores descobriram que a leitura, fluência verbal e inteligência foram melhorados em um estudo aplicado em 262 pessoas com 11 ou 70 anos. 

Uma pesquisa anterior já havia sugerido que ser bilíngue poderia retardar o aparecimento da demência por vários anos.

Saiba mais: http://oglobo.globo.com/sociedade/saude/aprender-segunda-lingua-retarda-envelhecimento-do-cerebro-12693136#ixzz33aAPvojN

Handebol Masculino

Os alunos da 8ª série representaram a Escola Maria Rosa nos Jogos Escolares, nesta sexta-feira, participando do campeonato de HANDEBOL.
Venceram um jogo, mas infelizmente não passaram para a fase seguinte.
Jogaram com garra, valeu pessoal!!






domingo, 1 de junho de 2014

Coluna Família Educação - Por Olavo Oliveira - Administrador Escolar

Amor em família

Queridos Pais leitores da Coluna Família & Educação, impressiona muito o grande número de pai-mãe equivocados na maneira de se relacionarem com seus filhos.
Muitos, correndo atrás do sucesso pessoal, esquecem que as crianças não podem ser enganadas com presentes que visam unicamente substituir a presença e a atenção dos pais. Isso representa total fracasso na forma de cultivar uma família unida, feliz e abençoada por Deus.
Com o passar do tempo, os filhos vão se distanciando de seus pais, desenvolvendo um relacionamento frio, de troca: Um presente por uma nota boa na escola. Outro, por aceitar ficar com a empregada. Outro ainda, por não brigar com o irmãozinho...
"Papai e Mamãe não podem ficar hoje com você, mas está deixando dinheiro para você comprar balas e o lanche na escola." "Mamãe não conseguirá chegar cedo a casa hoje, mas levará o presente que você pediu...”.
É bem por isso que nossa sociedade está colhendo adolescentes e jovens rebeldes, sem limites, sem respeito e sem direção. Adolescentes e jovens que buscam nas coisas passageiras a razão de suas vidas. Gastam sua existência correndo atrás delas. Porém, são elementos que não trazem a verdadeira felicidade e que proporcionam prazer apenas durante um curto período.
Querido Pai, Querida Mãe, não deixe passar a oportunidade de ter uma família realmente feliz!
Relacionamento entre pais e filhos será marcante, com sólida estrutura de formação para a vida se existir investimento do tempo, compromisso com o desenvolvimento integral do filho, exemplos e atitudes verdadeiras de amor. A Bíblia diz que os pais devem ensinar os filhos de perto, lado a lado, os caminhos, os valores e a vida perene que existe em Deus. “Quando esta criança crescer não se esquecerá deles." Viverá com sentido real, será feliz e saberá que está aqui para algo muito maior que nascer, crescer, produzir, gerar recursos e bens...
Por favor, reflita sobre essas palavras.
Eu confio em você!


Desejo de coração, uma semana maravilhosa pra toda a grande família da EB. Profª Maria Rosa H. Schulte.

Palavra de 46 letras

Você sabe o significado de pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico????