terça-feira, 30 de setembro de 2014

Semana da água

Compondo as atividades da Semana da Água, os alunos da Escola Maria Rosa participaram de palestras organizadas pela Universidade do Vale de Itajaí (UNIVALI) com o tema ÁGUA, buscando conscientizar e orientar a sua melhor utilização.







Coluna Família Educação - Por Olavo Oliveira - Administrador Escolar

VOTE NO MEU CANDIDATO
QUERIDO (E)LEITOR.

O título da mensagem desta semana pode parecer um tanto apelativo, mas vale a pena conferir e aceitá-lo.
Ao longo da minha vida como cidadão brasileiro tenho assumido sempre uma posição responsável no cumprimento do meu dever de eleitor. 
Com a simplicidade que caracteriza a minha formação humana, mas, fortalecido na relação de confiança que dia a dia nos une um pouco mais, através da coluna “Família e Educação”, não poderia deixar de: “Pedir o seu voto para o meu candidato”.
No próximo dia 5 de outubro ao digitarmos, em apenas alguns segundos os números dos candidatos a Presidente, Governador, Senador, Dep. Federal e Dep. Estadual estaremos na verdade, delegando por toda uma legislatura a esses políticos o poder de decidir, os destinos dos nossos filhos,  dos nossos pais, idosos, de todos os nossos familiares, dos nossos amigos, dos doentes e de todo o nosso município.
Não estou supervalorizando a condição política dos que serão eleitos, na verdade, essa força lhes é conferida pela constituição federal, que através do nosso voto o investe de poder para melhorar ou não a vida do povo brasileiro. Isso é muito sério!
O voto representa a nossa responsabilidade de optar pela dignidade dos que convivem conosco. E isso, envolve a educação, a saúde e o bem estar de todos, especialmente das crianças e dos idosos.
Lembre-se que os políticos que em janeiro de 2015 assumirão o poder serão funcionários públicos, muito bem pagos com o dinheiro dos impostos que custam o sangue dos nossos pais e o nosso sangue. Pense nisso!
Se formos irresponsáveis hoje na escolha desses políticos, não teremos como nos arrepender e voltar atrás amanhã. Não poderemos nem chamá-los de corruptos ou ladrões.
Querido leitor, Deus nos concedeu dons para que o coloquemos sempre a serviço dos outros e dentre esses a consciência e a inteligência. Como então, justificar diante desse Deus o meu voto irresponsável? Alicerçado nesse conhecimento como podemos destinar nosso voto a um candidato de postura duvidosa, que a cada eleição sobrevive das promessas não cumpridas ou da compra do voto. Muitas vezes, a compra desse voto ocorre através do uso da máquina pública, serviços que são mantidos com o nosso próprio dinheiro... Tenha a certeza de que candidatos que gastam muito durante a campanha vão acabar tirando os prejuízos de alguma forma depois de eleitos...
Lembre-se que o político que em algum momento lhe prestou algum serviço com interesse eleitoreiro, não merece o seu voto e você não têm qualquer compromisso com o mesmo. Seja inteligente, pense no seu futuro e no de seus familiares.
Vote em candidatos que você conhece por serem capacitados, honestos, humanos. Que em seu plano de trabalho constem propostas possíveis de serem executadas. Que já apresentaram, no cumprimento do seu dever político, lutas em favor dos menos favorecidos.
“Esse é o meu candidato! Para ser feliz, vote nele!”
De todo o meu coração desejo que o Brasil, Santa Catarina e Itajaí, tenham o necessário desenvolvimento, nos próximos 4 anos, como fruto da inteligente escolha que você  estará fazendo hoje.
Desejo-lhe muita paz e alegria.


Prof. Olavo G. de Oliveira

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Coluna Família Educação - Por Olavo Oliveira - Administrador Escolar

“JOVENS SOLIDÁRIOS – UMA QUESTÃO DE ATITUDE E FÉ”

          Acorde todas as manhãs com um sorriso. É mais uma oportunidade que você tem para ser feliz. O dia de hoje jamais voltará. Não o desperdice, pois você nasceu para ser feliz! 

          Não se queixe do trabalho. É ele que lhe mantém alerta, em constante desenvolvimento pessoal e profissional, além disso, o ajuda a manter a dignidade. Acredite, seu valor está em você mesmo. Não se deixe vencer, não seja igual, seja melhor a cada dia. Se nos deixarmos vencer, não haverá surpresas, nem alegrias.

          Conscientize-se que a verdadeira felicidade está dentro de você. A felicidade não é ter sempre mais a cada novo dia, mas doar um pouquinho daquilo que você possui.

          Estenda sua mão. Compartilhe. Sorria. Abrace. Quando você der alguma coisa, faça isso de coração, nunca porque você espera que amanhã vá receber algo em troca. Disso a vida se encarrega. Quando amar, ame intensamente; quando der uma esmola, faça e se esqueça; quando perdoar, perdoe de verdade.

          Os gestos que não são acompanhados por um sincero sentimento do coração, são vazios e inúteis: Deus não os recebe. Mesmo os pequenos gestos de doação, mas que são tudo o que você pode dar, acompanhado da alegria de ofertar, são recebidos com grande festa pelos anjos. 

          Ninguém compra felicidade, ninguém compra bênçãos; essas coisas são simples retornos dos nossos atos. Da mesma maneira como regamos as flores que enfeitam nosso jardim ou nossa casa, Deus rega nossas vidas quando enfeitamos a vida de alguém.

          Bens materiais a gente gasta e deixam de existir. O bem que fazemos pra alma dura eternamente. Quando investimos na felicidade dos outros, sem saber estamos investindo na nossa própria felicidade. 

          O sentimento da bondade, que faz a diferença entre as pessoas, é uma dádiva que todos recebem. Só que uns descobrem e as desenvolvem e outros não.

          Se você acha que é pobre demais para oferecer algo ao próximo é porque ainda não percebeu a riqueza que é o seu sorriso, o valor que tem suas palavras ou sua
oração e o calor que pode emanar do seu corpo num abraço sincero e amigo.

          A felicidade é um perfume maravilhoso que o envolve totalmente sempre que você o proporciona aos outros.

          O importante de você ter uma atitude positiva diante da vida, de ter o desejo de mostrar o que tem de melhor é que produz maravilhosos efeitos, proporcionando alegria aos que estão ao seu redor, servindo de exemplo e encorajando pessoas a também serem positivas.

“NÓS CONFIAMOS EM VOCÊ”
Obrigado querido Pai, Mãe, responsável, alunos abençoados por participar da campanha mensal de doação de alimentos atendendo o apelo do MOVIMENTO JOVEM SOLIDARIOS DA ESCOLA PROFª MARIA ROSA HELENO SCHULTE.  

A coleta de alimentos não perecíveis, para a formação das cestas básicas do mês de setembro ja teve início. Participe, ajude e seja FELIZ!


Missões Capuchinhos

A Escola Maria Rosa também participou das Missões Capuchinhos!

Recebemos durante o dia 18, última quinta-feira, a visita do Frei Edson Cecchin que trabalhou, com todos os alunos do 1º ano à 8ª série, vários temas entre eles aborto, amor, amizade e valores.




quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Aula de Xadrez

Alunos da turma 402 aprendem xadrez na 
aula de Educação Física


O xadrez, que surgiu no Sudoeste da Europa na segunda metade do Século XV, é muito mais que um jogo. Como bem definiu o escritor Johann Wolfgang Goethe, há mais de dois séculos: "O xadrez é um excelente exercício mental". 

Tal frase é comprovada por estudos como o da Universidade de Hong Kong, que provou por meio da pesquisa do Dr. Yee Wang Fung que os estudantes que jogam xadrez têm uma melhoria de 15% em provas de matemática após o início da prática. 

Na Venezuela, o projeto Learning to Think Project concluiu que até mesmo o QI de uma criança pode ser aumentado por meio do treino do xadrez. 

Além disso, a pesquisa de William Levy, do Departamento de Educação de Nova Jersey, nos EUA, mostra que o jogo interfere também em questões pessoais, como a auto-estima e confiança.





 



domingo, 7 de setembro de 2014

Dia da Independência

Hoje, 7 de setembro, comemoramos o 
Dia da Independência do Brasil!

Para prestigiar esta data, a Escola Maria Rosa enalteceu o país todos os dias na Semana da Pátria com Homenagens Cívicas elaboradas pelos alunos e professores:








 


 





E para conhecer um pouquinho mais da História do Brasil e exercitar nossa memória, vamos nos divertir no Jogo da Independência?

Clique na figura abaixo:



quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Dá para evitar a recuperação?

Dá, mas é preciso que pais e filhos entrem em ação imediatamente. Assim, dá para conquistar um boletim só com notas azuis no fim do ano!






Se o boletim do seu filho está bem vermelho, não adianta lamentar o tempo perdido. O negócio é agir! "Agora é a fase do sinal de alerta. Mas ainda dá tempo de passar de ano", afirma Maurício Sampaio, orientador educacional há 32 anos e diretor da unidade Santana da empresa Tutores, que presta serviços como reforço escolar e preparatório para o Vestibular em 92 franquias pelo Brasil. "Lógico que existem alguns casos graves. Mas, se o aluno estudar mesmo e tiver apoio dos pais, ele conseguirá evitar a recuperação", diz Sampaio.

Os pais são os principais educadores
Estudar com seu filho é a chance de reforçar a ligação entre vocês e de mostrar a ele que sempre haverá barreiras a serem superadas na vida. "Os pais não sabem tudo, assim como os professores não sabem. O papel deles é pesquisar junto, aprender junto." Mas, atenção: não faça a lição para o seu filho. A ideia é colaborar. "Alguns pais dizem ´Eu não tenho nada a ver com educação, sou de outra área´. Vendedor, padeiro, todo mundo é educador. E os pais são os principais educadores", conclui Sampaio.




terça-feira, 2 de setembro de 2014

Aula de Ciências sobre Sistema Locomotor



Após a aula teórica sobre o sistema locomotor e assistir documentários sobre o tema, a turma foi dividida em duplas para a montagem de um esqueleto (Ossada Dançante).


Cada dupla, com o auxílio do atlas de ciências, pintou os principais ossos do esqueleto e construiu uma legenda. Depois dos ossos pintados, montaram os esqueletos em diferentes posições.

Objetivo da aula: Identificar os principais ossos do esqueleto.








segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Grupo de Estudos

Analisando as notas dos alunos nos dois primeiros bimestres (do 6º ano a 8ª série), destacam-se alguns estudantes em situação crítica em relação à soma das notas necessária para o fechamento do ano e consequente aprovação.

Buscando reverter estes quadros e desenvolver um apoio diferenciado a esses alunos, foram criados seis grupos de estudos com em média 8 alunos cada. 

Cada grupo está tendo um encontro no período de contraturno, com atividades específicas elaboradas pelas professoras de cada área (Matemática, Ciências e História) com estudo direcionado e já focado nas Provas Bimestrais, que acontecerão de 08 a 12 de setembro.

O primeiro grupo iniciou na quarta-feira, dia 27/08 e o último será sexta, dia 05/09.

Além de auxiliar no estudo e fixação do conteúdo, busca-se orientar os alunos nos estudos extra-classe, na sua organização de horários e tarefas em casa para que possibilite a consolidação do aprendizado obtido na sala de aula.