sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Assembleia de Pais

Senhores Pais e Responsáveis,

Informamos que nossa 1ª Assembleia de Pais do ano letivo de 2015 acontecerá no dia 03/03 (terça-feira), às 19h em nossa escola.

Lembramos que a presença dos responsáveis é essencial!

“Escola e família, uma parceria que dá certo!”


A direção.


quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Dia D - 25 de fevereiro - quarta-feira


Alunos da Escola Maria Rosa fizeram uma caminhada no bairro Santa Regina alertando os moradores e conscientizando-os sobre a proliferação dos mosquitos transmissores da Dengue.

Foram entregues panfletos e informativos.

Faça sua parte, ajude no combate à Dengue!!!








quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Coluna Família Educação - Por Olavo Oliveira - Administrador Escolar


                  Queridos leitores da coluna Família&Educação, há muitos anos reuniram-se em um congresso sobre medicina, na cidade de Roma, os maiores especialistas em todo o mundo, das mais diversas áreas da medicina, com o objetivo de discutirem os grandes problemas de saúde da humanidade.
                  
                  Após vários dias de trabalho e quando todos imaginavam que os estudos levariam a afirmação de que o câncer e a AIDS seriam os grandes desafios a serem vencidos, eis que se chega a uma surpreendente afirmação: "A grande doença da Humanidade é a falta de AMOR”.

                  Você já abraçou alguém hoje?

                  Realmente a maior doença da humanidade é a falta de amor de carinho e de atenção.

                  Conforme o grau de carência, as pessoas sentem-se rejeitadas, frustradas e acabam ficando doentes.

                  Como é bom sermos bem atendidos, em casa, na escola, no trabalho e até mesmo em uma loja. Infelizmente, nem sempre somos recebidos por alguém sorridente e gentil, quando precisamos de informações ou a prestação de algum serviço.

                  Esperamos tanto dos outros e muitas vezes não percebemos que também nos falta o simples sorriso. A comunicação entre as pessoas se torna mais fácil quando sorrimos e prestamos atenção nos outros. Isto é o que significa: Fazer a diferença!

                  As grandes empresas, atualmente, preocupam-se em proporcionar aos seus funcionários, mesmo aos mais humildes, um bom curso de relações humanas. Pessoas bem atendidas retornam e isto faz parte da filosofia "É dando que se recebe".

                  Há também um velho ditado que diz: "sorria e o mundo sorrirá contigo, porém, se chorares, chorará só!" Infelizmente temos a tendência de nos afastarmos de pessoas tristes, melancólicas e de nos aproximarmos de quem está de alto astral.

                  Estamos tão sedentos de otimismo que queremos a aproximação somente de momentos positivos porque isso contagia. Observe como mais e mais pessoas se apresentam como voluntárias em asilos, orfanatos. Graças a Deus, estamos descobrindo como preencher nossas carências. Ao mesmo tempo, a alegria que proporcionamos, retorna a nós em forma de um beijo, um abraço e por isso, somos abençoados.

                  Comece em casa, prestando atenção nas pessoas com quem você convive. Não espere um dia especial para abraçar alguém e dizer que a ama. Faça isso agora!

                  Muitas vezes, não somos acostumados quando crianças a receber demonstrações de carinho e afeto. Esta carência torna muitas vezes as pessoas duras, com uma espécie de couraça que as impede de sentir ou manifestar emoções. Observa-se também esta carência, muitas vezes, quando a pessoa acaba adotando um animal de estimação e a ele oferece toda uma manifestação de carinho, não muito comum no relacionamento com as pessoas.

                  Faça um esforço para arrancar esta “armadura”, esta "trava" que impede você de ser feliz de sorrir e de viver promovendo a paz com todos.

                  Uma semana maravilhosa pra você!

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Dia D contra a Dengue


Dia D contra a Dengue
25/02/2015 (quarta-feira)


A Escola Maria Rosa H. Schulte irá fazer uma caminhada no Loteamento Santa Regina amanhã para conscientizar os moradores em relação ao combate à Dengue.

Serão entregues panfletos informativos.


Faça a sua parte!!
Participe!

Assista o vídeo abaixo e seja um Agente Mirim:

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Aula de Educação Física

Na segunda semana de aula, na disciplina de Educação Física, os alunos da turma 201, confeccionaram seus Autorretratos e os alunos das turmas 101 e 103 projetaram os Mapas Corporais baseados em um dos alunos de cada turma.

A atividade foi dinâmica e despertou os alunos à autoconsciência.




 










quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Coluna Família Educação - Por Olavo Oliveira - Administrador Escolar

Pai seja o grande amigo do seu filho!

Algum tempo atrás uma pesquisa de jornal, na cidade do Rio de Janeiro, levantou entre os adolescentes, opiniões sobre a pessoa e o agir dos seus pais. O impressionante foi constatar que as respostas mostraram que o nervosismo, a impaciência, a falta de tempo e diálogo, parece ser o grande entrave nas relaçõesentre os pais e filhos. Esses pais, na sua maioria, ao chegarem a casa, desenvolvem uma seção de implicação e distribuição de comentários negativos sobre: quarto desarrumado, tênis fora do lugar, ociosidade dos filhos que contrasta com a sua aplicação de pai incansável na busca de subsídios financeiros para que o lar continue funcionando!    
Parece que, além de verdadeiro o resultado desse trabalho, fala da nossa própria vida familiar! Temos de ser honesto e confessar isso!       
A segunda pergunta da pesquisa tentava destacar as qualidades dos pais. Respostas como "Muito responsável", "honesto", "sério", apareceram na maioria das respostas. Somente uma adolescente afirma que a maior qualidade do pai era "ser o seu grande amigo"...
A nossa tendência natural de pais é querer suprir necessidades materiais dos filhos, enquanto os verdadeiros tesouros como: Carinho, amizade, tempo, ouvir, ensinar, acompanhar o desempenho escolar, vai se esvaindo com a passagem dos anos.
A sociedade tem seu “jogo de sedução” bem definido e tenta convencer cada pai, a se preocupar com a aprovação e a admiração dos outros, para mostrar o quanto é capaz de conseguir, de possuir, de manter sua família na linha, como se diz na gíria. Então, por uma questão de “moral”... Controlam os filhos no uso das roupas, no corte de cabelo, o impedemde fazer uso de brincos, sem a necessária preocupação de sentar ao seu lado, abraça-lo e CONVERSAR!
Muitas vezes a quantidade de televisores em casa, os celulares, os carros, as promessas de presentes para que “estudem”, acabam fazendo parte dessa rotina que leva a se tornarem estranhos na relação de pais e filhos debaixo do mesmo teto. Essa postura, tão comum em nossa sociedade hoje, certamente priva os pais de compartilharem um tipo de riqueza que não pode ser aferida, um tesouro que se perpetua por gerações, legado importante, aonde as coisas materiais não fazem diferença: O coração dos filhos!
Atitudes de pais impacientes e inconformados com a imaturidade dos filhos adolescentes, no que se referem aos seusrelacionamentos, valores perenes de vida, namoros,... Na verdade, são atitudes que têm origem na falta da figura de um pai que orienta e que compartilha vida.
Os pais que optam por permanecerem mais tempo em casa, se mostram mais amigos, humanos e acessíveis aos filhos, possibilitando assim, ensinar a tratarem das suas dificuldades, além de disporem de tempo para afagar os seus queridos filhos, abrindo espaço para acolhê-los em um dos lugares mais cobiçados por adolescentes e jovens: O colo do pai amigo.
Os pais que vivem a vida ao lado dos seus filhos colhem resultados maravilhosos e eternos ao contrario de uma imensa multidão fracassada dentro da sua própria família.
Deixo para você pensar, as palavras de Jesus: "... a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui”.
Ninguém despreza o valor do dinheiro e a importância dos bens, mas para onde essa corrida louca atrás dos bens materiais tem levado você e o seu amor pela família? Já parou para pensar?
No futuro, como seus filhos lembrarão você? Sentirão saudades do importante amigo? Qual tem sido o legado emocional e espiritual que você tem construído para seus filhos?

Um grande e forte abraço!

Olavo.


sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Feriado de Carnaval

A turma 103 já está pronta para começar o Feriado de Carnaval, com máscaras e letra de música na ponta da língua! 
Parabéns professora e alunos!
Retornaremos às aulas normais na próxima quarta-feira, dia 18/02.


quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Senhores pais ou responsáveis, 


Comunicamos que devido ao feriado de carnaval,
não teremos aulas
nos dias 16 e 17/02/2015.

Retornaremos dia 18/02 (quarta-feira), com nossas atividades normais.

Atenciosamente,

A direção.


É possível....

O texto a seguir foi elaborado em conjunto por todos os profissionais da nossa escola, na Formação "Escola Acolhedora", realizada dia 03/02/2015:


É possível sim, este ano ser um sucesso se...

... tornarmos a escola um ambiente acolhedor

... houver companheirismo entre os colegas

... trabalharmos em equipe

... acolhermos os nossos alunos com sorriso e carinho

... respeitarmos as limitações do outro, colocando-nos em seu lugar

... apoiarmos uns aos outros, respeitando as diferenças

... ter paciência com os alunos e colegas

... tivermos sempre um bom diálogo

... houver trocas de experiências na construção dos saberes

... mantivermos a motivação, podendo contar uns com os outros

É possível sim, este ano ser um sucesso se fizermos tudo isso com amor!!


Equipe da Escola Básica Professora Maria Rosa Heleno Schulte.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Novo horário de aula

ATENÇÃO PAIS E ALUNOS:

O horário de aula da escola mudou!

Matutino: 08:00 às 12:00
Vespertino: 13:00 às 17:00