A semana dos sambaquis no quinto ano
Para iniciar o tema, a professora perguntou aos alunos se sabiam algo sobre o assunto, trocaram informações e conhecimentos. Na sequência, os alunos receberam um texto informativo.
Confira um trecho do texto a seguir:
Sambaquis ou concheiros
São montes compostos de moluscos (de origem marinha, terrestre ou de água salobra), esqueletos de seres pré-históricos, ossos humanos, conchas e utensílios feitos de pedra ou ossos. É resultado de ações humanas, ou seja, são montes artificiais, com dimensões e formas variadas.
A palavra “sambaquis” tem origem Tupi, e é a mistura das palavras tamba (conchas) e ki (amontoado)
No Brasil, existem sambaquis em vários pontos do litoral brasileiro, sendo que em Santa Catarina estão os maiores sambaquis do mundo. Nesse estado, existem sambaquis em todo o litoral, que chegam a ter 25 metros de altura e centenas de metros de extensão. Tem idade aproximada de 5.000 anos. Em nosso país existem sambaquis inclusive no baixo Amazonas e no Xingu.
Durante a semana foram realizadas várias atividades referentes ao assunto. No laboratório de informática, os alunos observaram algumas imagens sobre os sambaquis: o mais antigo, os atuais e mais algumas informações. Após as explicações, cada aluno escolheu uma imagem e desenhou para compreender melhor o assunto.
No final da semana, os alunos - em grupo - construíram sambaquis utilizando diversos materias como: argila, concha , tinta, utensílios entre outros.
O trabalho foi realizado com muito sucesso, porque eles compreenderam muito bem o assunto.
Foi gratificante ver o entusiasmo dos alunos em realizar este trabalho.
Foi gratificante ver o entusiasmo dos alunos em realizar este trabalho.