domingo, 19 de outubro de 2014

Coluna Família Educação - Por Olavo Oliveira - Administrador Escolar

FILHOS
               
Criar filhos é uma tarefa que deve ser feita com Deus sempre ao nosso lado. Quem tem consciência e aceita esse Deus, sabe que os filhos necessitam de cuidados por um longo tempo para aprender lições preciosas sobre a vida. Quanto mais você perceber a voz desse Deus, mais amplo será o aprendizado educativo dos seus filhos.
            Os problemas começam quando você educa os seus filhos para que eles cuidem de você no futuro. A insegurança começa então a destruir o amor.
Amor não é posse, ao contrário, é libertação.
            Quando alguém ama permite com seu amor que a outra pessoa adquira mais autonomia.
Quando se cria um filho para o mundo, a felicidade dele está sendo facilitada. Mas, quando se cria um filho para mantê-lo sempre ao nosso lado, o trabalho será imenso e o resultado, repleto de conflitos. Esse filho vai relutar resistir, e só com muita culpa poderá realizar os sonhos dos seus pais.
            Pior ainda são aqueles pais que querem que seus filhos sejam eternamente seus dependentes. Procuram se sentir importantes através dos filhos. Com isso, o peso da culpa será aumentado, pois, para provocar essa dependência, os pais precisarão destruir a força da pessoa que dizem mais amar na vida.
            O universo funciona no sentido da evolução. As aves, os peixes, todos os animais criam os seus filhotes para a vida. Quando agimos em sentido contrário, desperdiçamos muita energia e contribuímos para a criação de conflitos.
            A segurança de fazer um bom trabalho com os filhos é sempre complementada pela presença de Deus. Faça o melhor que puder e confie, Ele não falha!! Pode demorar algum tempo para os resultados aparecerem, mas eles serão compensadores.
            Contar com a ajuda de Deus é como se estar em uma aula de pintura: O mestre chega perto, dá uma olhada rápida na tela que acabamos de pintar e tira o pincel de nossas mãos. Em poucos segundos, com algumas pinceladas, ele dá o toque que faltava para a tela parecer obra de um grande mestre.
O mesmo acontece quando criamos nossos filhos: Fazemos o melhor que podemos, e Deus dá as pinceladas finais. Só Ele faz com que a obra se transforme em uma realização maravilhosa.

Você é o pai que escolhe ser!
Todos os dias você decide se continua do jeito que é ou muda...

Uma semana maravilhosa pra você.