segunda-feira, 29 de junho de 2015

Trabalhando com o lúdico

No Espaço de Vivências e Aprendizagem - EVA, através do jogo, as crianças exploram a escrita das palavras brincando.

Aos poucos os alunos encontram as letras e vão montando as palavras sobre as fichas, encaixando nos respectivos desenhos. 

A correção acontece espontaneamente!


  


 





sexta-feira, 26 de junho de 2015

Produção de maquetes - 2º ano

O processo de alfabetização nas series iniciais na geografia envolve desenvolver na criança a percepção de que ela ocupa um lugar no espaço em que vive e que se reconheça dentro dele.

Como recurso pedagógico a maquete foi utilizada pelos segundos anos para representar o ambiente em que estamos inseridos durante parte do dia: escola e sala de aula.

O segundo ano matutino representou o espaço: sala de aula.





O segundo ano vespertino representou o espaço: escola









Ambas as turmas foram bem detalhistas e criativas em suas representações dos ambientes. Foi utilizado para a realização das maquetes materiais como: palitos, cola, caixas, barbante, isopor, papéis coloridos, etc.

Para a realização dessa atividade contamos com a ajuda dos pais, Professora Elaine, ajudantes do dia (Maria Eduarda e Júlia).


Parabéns aos segundos anos, Professora Bianca.

Aula de Campo

Os alunos do 1º ano, turma 103, realizaram uma aula de campo dentro dos diversos ambientes da escola. Após aprenderem o conceito de seres vivos e seres não vivos, os pesquisadores observaram vários objetos e os classificaram em seus cadernos.
As aulas de campo são fundamentais na construção do conhecimento, tornando o abstrato da teoria trabalhada em sala de aula em saber sedimentado.




quinta-feira, 25 de junho de 2015

A importância de se estudar a diversidade cultural e social

A aula de Geografia na turma 701 teve uma perspectiva diferenciada, buscando acabar com o preconceito social ainda existente entre culturas, e dentro das mesmas culturas, estudando sua origem, formação e decorrência.

A importância se remete a partir do momento em que o ser humano tem consciência dos diferentes tipos de cultura espalhados no mundo, bem como no interior de uma mesma sociedade local e regional,onde a diversidade cultural é vista de uma forma inteligente que nos remete a respeitar aquilo que para nós nos parece estranho ou diferente.


Todos os povos possuem uma cultura, com características próprias, peculiares, construída durante a sua história, determinada pelo ambiente geográfico e por eventos, portanto, nenhuma cultura e sociedade é melhor ou pior, inferior ou superior, mas, diferente. 

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Programa Educação em Família

Na noite de ontem (23) ocorreu o terceiro encontro de pais e profissionais da Escola Rosa Heleno.

O encontro do Grupo Vivencial de Educação em Família contou com a presença do palestrante consultor da Secretaria de Educação Professor Edimar Leite. 


O tema abordado foi "A vida em família"


Coluna Família Educação - Por Olavo Oliveira - Administrador Escolar

 CASAMENTO
  
No começo tudo é muito bom! O tempo é dedicado a namorar e descobrir as incríveis maneiras de partilhar tudo com a pessoa amada... Cada um se orgulha do outro, admira, respeita, elogia e tem profundas esperanças de que será assim para sempre. À medida que o tempo passa, descobrimos que existem imperfeições no ser amado. 

O romantismo se torna escasso e começam as discussões, impaciências e as cobranças: Ele já não é mais aquela pessoa tão carinhosa!... No início, era tão diferente!...
Vale lembrar que conflitos ocasionais é consequência natural das diferenças entre os parceiros. Cada um vem de uma criação diferente, trazendo sua própria história familiar. Portanto, nada de mais que você se depare com as fraquezas, limites e defeitos do outro. 

O problema é detectar se estas imperfeições são ou não uma ameaça real à relação. Difícil é aceitar que a pessoa que você escolheu para viver, não está disposta a mudar e se adaptar a ideia do que é ser feliz. Assim a tendência mais comum, nestas horas, é jogar a culpa no outro. O outro passa a ser o responsável absoluto por todas as frustrações. Televisão, livros, artigos de jornais, nos apresentam maneiras de como sermos felizes na luta por um casamento perfeito. 

Enquanto assistimos imagens do casamento perfeito, deixamos de olhar para o nosso casamento e avaliar seus defeitos e acertos. Afinal, o casamento é algo maravilhoso, mas também extremamente difícil de administrar! Manter um casamento é uma árdua tarefa que exige dos parceiros, um grande investimento na capacidade de mudança e adaptação. No mundo atribulado e estressante em que vivemos é um engano pensar que basta um grande amor para sustentar um casamento perfeito! 

Precisamos de vínculos, de apoio, de um porto seguro para suportar as pressões externas diárias. O medo de se comprometer, seguido do medo do fracasso tornaram-se uma constante nos relacionamentos, atualmente. Estes medos diminuem à proporção que ganhamos intimidade e confiança no parceiro. Para isto, precisamos de tempo, bom senso e observações constantes. O que não é fácil! 

A verdade é que quando nos apaixonamos o nosso sentido crítico é quase nenhum, até porque, acreditamos que vamos conseguir mudar o outro com a força do nosso amor... Escolher o parceiro certo é uma arte e, ao mesmo tempo, uma grande loteria. Entretanto, é importante distinguir entre uma ou outra atitude que nos desagrada e a insatisfação com a essência e o caráter do nosso parceiro. Isto sim pode fazer uma grande diferença! 

Quanto mais você for capaz de aceitar a pessoa com quem vive, maior será a probabilidade de que ele se torne mais receptivo. Quanto mais criticado for o seu parceiro, maiores as chances de que ele vá reagir a tudo o que você fale! Brigue apenas pelo que realmente vale a pena ser mudado! Certas características de temperamento não mudam com o tempo e devem ser aceitas exatamente na mesma proporção que ele terá de aceitar as suas. Sentir-se aceito e amado como você é, é um ingrediente fundamental para qualquer relação... 

O amor verdadeiro aparece e amadurece com o tempo. Ele é uma mistura da cumplicidade, respeito, afinidade e tolerância. Se ele é devidamente alimentado e cuidado, existem grandes possibilidades de se transformar em algo cada vez mais rico e gratificante. E, aí sim, dizer: Meu casamento é muito bom, quase perfeito!...
 

Uma semana maravilhosa repleta das bênçãos do SENHOR.

quinta-feira, 11 de junho de 2015

MIC

Amanhã acontecerá a Mostra de Ideias e Curiosidades em nossa escola!! Muitas atividades, apresentações e trabalhos educativos e criativos.


Participe!!


Horário de abertura
Matutino - 08:30
Vespertino - 13:30

terça-feira, 9 de junho de 2015

Homenagem Cívica


As turmas do 5º ano foram responsáveis pela Homenagem Cívica do mês de junho e evidenciaram o Meio Ambiente.

O primeiro momento da Homenagem Cívica contou com a apresentação de um vídeo que chamou a atenção dos alunos e os fez refletir sobre nossa ação na natureza:


Em seguida, os alunos apresentaram o poema
de Mena Moreira "O Meio Ambiente":

O meio ambiente agoniza!
A
 natureza pede socorro!
As matas pedem conservação
Os bichos pedem preservação
O ar não quer poluição
A água não quer contaminação
E o homem quer solução
Ele não sabe que é a solução!
Para melhorar a situação
Para a próxima geração!
Com muitas árvores para refrescar
Variedade de animais para admirar
Ar puro para respirar
Água cristalina para tomar.
Tudo isso depende de mim
Tudo isso depende de você
Tudo isso depende de nós...
Vamos nos conscientizar
De que nossos hábitos devemos mudar
Novas atitudes devemos tomar.
Aprender a conservar
Aprender a respeitar
Aprender a reciclar
Para o meio ambiente preservar
E a vida melhorar...



Após a declamação do poema, os alunos ensinaram os significados das cores na Bandeira do Brasil:

O branco significa o desejo pela paz;
O azul simboliza o céu e os rios brasileiros;
O amarelo simboliza as riquezas do país;
E o verde simboliza as nossas flores.

Muitos artistas e pessoas de bem tem alertado sobre as ações humanas no meio ambiente. 
Para finalizar, um vídeo da música "Planeta Azul" foi apresentado e acompanhado pelas crianças:



segunda-feira, 8 de junho de 2015

Aula passeio ao museu Etno-arqueológico de Itaipava

A turma 401 realizou uma aula passeio ao Museu Etno-Arqueológico de Itaipava com o objetivo de conhecer mais da história da cidade de Itajaí e do estado de Santa Catarina. 

Lá os alunos puderam aprender que este Museu Etno-Arqueológico de Itajaí é dedicado à arqueologia pré-histórica do sambaqui e à etnografia rural do da nossa região.

Ele foi inaugurado em 25 de junho de 2010 e é mantido pela Fundação Genésio Miranda Lins.

Aprenderam também que este prédio foi restaurado, pois lá funcionava a antiga estação ferroviária Engenheiro Vereza, construído em 1926 e tombado em 2002 como patrimônio cultural de Itajaí. 


Eles viram que para abrigar o museu, o imóvel passou por um restauro arquitetônico entre 2004 e 2008, mantendo ao máximo a arquitetura original. 


Os aluno ficaram encantados com toda a exposição arqueológica reunida. Observaram atentamente cada acervo que fora relacionado à cultura rural, folclore e equipamentos artesanais de produção utilizados tradicionalmente na região rural de Itajaí.