segunda-feira, 6 de julho de 2015

Coluna Família Educação - Por Olavo Oliveira - Administrador Escolar

     Querido leitor, ao longo da minha vida profissional ligada à educação, marcada pelo bom relacionamento com professores, famílias, jovens e crianças, foi possível observar que normalmente as pessoas se conformam muito facilmente com uma situação de dor, de miséria, de injustiça. Quase sempre se coloca Deus como o responsável pelos contratempos da vida, esquecendo-se de lutar, usando uma infinidade de dons que Ele próprio nos proporcionou para assim, desenvolvermos todas as nossas potencialidades. Crescer, estudar, unir forças, lutando incessantemente contra as injustiças sociais, eis o caminho. Chorar, gritar, lamentar-se pode até chamar a atenção das pessoas à compaixão, mas não resolve o problema na raiz. A vida pede mais, muito mais, pede o uso da razão em primeiro lugar, pede luta constante, pede menos lamentação e mais ação.

     Ou você se transforma em um trator e passa por cima dos obstáculos, ou será sempre a estrada que leva a lhe pisarem para alcançar os seus objetivos de vida. Você merece ser feliz em todos os sentidos. Desperte para essa verdade e mude tudo, não aceite as migalhas, peça sua parte no banquete...

     Todas as vezes que deparamos com problemas em nossas vidas, sentimos o quanto somos frágeis. As alegrias se vão e fica a certeza de que somos impotentes para lidar com as adversidades que surgem no caminho. Deus nos deixa em sua criação, lições claras que nos mostram o contrário: 
     
- O homem foi criado para ser forte e essa força é sempre adquirida e revigorada a partir da fé que brota do coração. Viver é enfrentar um problema atrás do outro. A disposição de como você encara esses problemas é o que faz a diferença.

     Queridos, reflitam sobre a mensagem abaixo e sintam-se encorajados a lutar por uma sociedade mais justa sem jamais aceitar que se apague... “O seu ideal de vida”.

 O PEQUENO PEIXE

     Em um bonito e grande aquário, havia muitos peixes de vários tipos e tamanhos. Na parte superior estavam os peixes grandes. E eram esses peixes maiores que primeiro comiam da comida jogada no aquário. Assim os peixes de cima estavam sempre satisfeitos.

     Na parte intermediária, estavam os peixes de porte médio, para esses sobrava à comida que os grandes peixes da parte de cima não comiam, mas não era o suficiente para que pudessem desenvolver-se bem e ficar grandes como os peixes da parte superior do aquário.

     Na parte de baixo estavam os pequeninos peixes, a comida que eles tinham para comer mal dava para deixá-los vivos, pois o pouco de comida que chegava até eles era a sobra da sobra dos peixes maiores.

     Neste ambiente nasceu um pequenino peixe, ele não se conformou com aquela situação. Um dia, nadando por todo o aquário observou um pequeno cano de saída da água, ficou pensando aonde aquele cano iria levá-lo, pois tinha uma grande esperança de mudar o tipo de vida existente naquele aquário onde nasceu.

     O pequenino peixe resolveu então passar pelo cano e ver onde aquilo poderia levá-lo.
     Encontrou um filete de água que o levou até um ralo, do ralo até um encanamento, e foi parar em um rio.

     Observou aquele lugar e viu que era maravilhoso, não faltava comida, tinha espaço suficiente para nadar e ir onde quisesse. Mas o pequenino peixe pensou em seus amigos do aquário e resolveu voltar para dizer a respeito do lugar maravilho que encontrou. Voltando pelo mesmo caminho, chegou ao aquário e começou a falar com todos sobre o lugar maravilhoso que havia encontrado. Todos os peixes começaram a ficar curiosos e questionaram o que deveriam fazer para chegar até esse lugar.

      Foi quando o peixinho falou:
- Os peixes grandes da parte de cima do aquário deverão mudar de lugar, terão que vir para a parte de baixo, para perder peso e assim poder passar pelo pequeno cano.
- Os peixes da região intermediária, deverão se alimentar menos, para perderem peso também.
-E os peixes de baixo, deverão se alimentar um pouco mais para obter forças para suportarem a viagem.

     A vida no aquário mudou completamente, com muita discussão e discórdia. Começaram então a se revoltar contra o pequeno peixe. Depois de muita briga de pontos de vista diferentes, os peixes tomaram uma decisão: Resolveram matar o peixinho que havia causado tanto transtorno àquele lugar...

DESEJO UMA SEMANA DE MUITAS ALEGRIAS PRA VOCÊ!!