Na última segunda-feira (23), além da exposição de trabalhos desenvolvidos pelos alunos referentes ao tema Consciência Negra e Diversidade, a Kizomba do Rosa Heleno contou com várias apresentações e mostras culturais.
No período matutino, a primeira apresentação foi de responsabilidade da turma 801, onde alguns alunos apresentaram um teatro, desenvolvido nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Esta apresentação pôde mostrar que a expressão corporal é uma herança valiosa da comunidade afrodescendente.
As turmas do 5º ano apresentaram, mostrando a diversidade cultural brasileira, a dança: "O que é que a baiana tem?"
O 5º ano também jogou Capoeira, mostrando que os africanos, ao chegarem ao Brasil, perceberam a necessidade de desenvolver formas de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros.
Após estudos sobre o Folclore Brasileiro, a turma 201 apresentou um vídeo sobre o Saci Pererê, onde eles mesmos eram os atores:
Os primeiros anos entendem que todos somos especiais e que devemos amar uns aos outros. Citaram Nelson Mandela:
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar."
Em seguida, nos encantaram com a música: "Você é especial!"
A expressão corporal é uma herança valiosa da comunidade afrodescendente. Desta forma, o segundo ano vespertino apresentou um teatro neste mesmo tema, colorindo nosso palco:
Durante o primeiro semestre deste ano, os alunos de anos finais estudaram e refletiram bastante acerca de valores essenciais para a convivência humana entre si e o ambiente em que vivem.
Desta maneira, na disciplina de Ensino Religioso, os alunos produziram vídeos com a intenção de sensibilizar a todos, sob o tema: Respeito às diferenças:
Já a turma 402, orientados pela professora, apresentou um teatro de fantoches: "Consciência Negra"
A dança África foi belamente apresentada por alunos do 6º e 9º anos:
Ao final, as turmas dos anos finais cantaram a música: "We are the world", cuja letra e tema foram estudados nas aulas de inglês:
No período vespertino, a turma 702 apresentou um pouco do Projeto Negros Famosos, que mostrou os negros que se destacaram na sociedade e apresentaram uma coreografia que retrata a expressão corporal desse povo:
A partir da curiosidade dos alunos, a turma 401 estudou bastante sobre os imigrantes haitianos. Recebemos na escola a visita especial de alunos haitianos da escola CAIC para complementar os conhecimentos adquiridos. Através do vídeo a seguir, pode-se retratar um pouco do projeto Convivendo e Aprendendo com o Povo Haitiano:
Os alunos Fernando e Pedro Henrique apresentaram os principais apontamentos do que aprenderam e se encantaram nesse projeto:
Após as apresentações, turma a turma subiu ao auditório para apreciar a exposição e aprender um pouco mais sobre o tema.
Protótipos, no tema África, parte do processo seletivo para o Projeto Robótica 2016:
Maquete sobre o filme Amistad, assistido pelas turmas 701 e 801: