quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Sequência Didática

As turmas do 2º ano, matutino e vespertino, aprendem Geografia de maneira lúdica, trazendo o conteúdo padrão para a vivência diária, facilitando a consolidação do conhecimento.

Os alunos aprenderam, além da história e dos tipos das diferentes moradias que existem, os cômodos e as divisões estruturais das casas.

Nesta sequência didática, as turmas aprenderam e cantaram a música " A Casa" de Vinícus de Morais; em seguida, os alunos se encantaram com o poema "A casa e seu dono" - aprendendo sobre as rimas.

Continuando neste tema, os alunos estudaram o texto "A casa ambulante", de Elisa Toyama, fazendo a leitura e interpretação do mesmo, e ainda, exercitando a ortografia e a gramática. O texto foi reescrito pelas duas turmas, coletivamente, criando um final alternativo (veja um dos textos ao final). Trabalhando a interdisciplinaridade, os alunos estudaram os animais invertebrados, como os caracóis - que fazem parte do texto.



  


 












A CASA AMBULANTE
(texto coletivo - final modificado pela turma)


O CARACOL RESPONDEU PARA DONA ARANHA, PARA A MINHOCA E PARA A FORMIGA QUE CARREGA SUA CASA NAS COSTAS E É PRÁTICA E ECONÔMICA.

COMO ASSIM? PERGUNTOU A FORMIGA.

O CARACOL RESPONDEU:

-EU POSSO MORAR EM TODOS OS LUGARES, NÃO TENHO DESPESAS COM O ALUGUEL, ÁGUA, LUZ E IMPOSTOS.

A DONA ARANHA ADMIRADA E PERGUNTOU:

-E AGORA, PARA ONDE VOCÊ VAI?

O CARACOL FALOU:

-EU ESTOU INDO PARA A PRAIA TOMAR UM BANHO DE SOL. DEPOIS DA PRAIA VOU PARA OUTROS LUGARES LEGAIS PARA ME DIVERTIR UM POUCO.