Os alunos aprenderam, além da história e dos tipos das diferentes moradias que existem, os cômodos e as divisões estruturais das casas.
Nesta sequência didática, as turmas aprenderam e cantaram a música " A Casa" de Vinícus de Morais; em seguida, os alunos se encantaram com o poema "A casa e seu dono" - aprendendo sobre as rimas.
Continuando neste tema, os alunos estudaram o texto "A casa ambulante", de Elisa Toyama, fazendo a leitura e interpretação do mesmo, e ainda, exercitando a ortografia e a gramática. O texto foi reescrito pelas duas turmas, coletivamente, criando um final alternativo (veja um dos textos ao final). Trabalhando a interdisciplinaridade, os alunos estudaram os animais invertebrados, como os caracóis - que fazem parte do texto.
A CASA AMBULANTE
(texto coletivo - final modificado pela turma)
COMO ASSIM? PERGUNTOU A FORMIGA.
O CARACOL RESPONDEU:
-EU POSSO MORAR EM TODOS OS LUGARES, NÃO TENHO DESPESAS COM O ALUGUEL, ÁGUA, LUZ E IMPOSTOS.
A DONA ARANHA ADMIRADA E PERGUNTOU:
-E AGORA, PARA ONDE VOCÊ VAI?
O CARACOL FALOU:
-EU ESTOU INDO PARA A PRAIA TOMAR UM BANHO DE SOL. DEPOIS DA PRAIA VOU PARA OUTROS LUGARES LEGAIS PARA ME DIVERTIR UM POUCO.