quinta-feira, 8 de maio de 2014

Aula Prática de Ciências

Experimento: Cultivo de bactérias (e fungos) em meio de cultura

Objetivo:
Mostrar a existência de microrganismos e como eles contaminam o meio de cultura.
Materiais:
1 pacote de gelatina incolor;                                                                                
1 xícara de caldo de carne;
2 placas de Petri (ou 2 tampas de margarina, ou 2 potinhos rasos);                     
1 copo de água
hastes flexíveis com ponta de algodão;                                                        
filme de PVC transparente;
etiquetas adesivas;                                                                                                
caneta
fita-crepe.

Procedimentos:
1. Reunir-se em grupos. Cada grupo ficará responsável pela contaminação de 4 meios de cultura, conforme explicado a seguir.
2. Para produzir o meio de cultura, dissolva a gelatina incolor na água, conforme instruções encontradas no respectivo pacote. Misture ao caldo de carne. Reserve.
3. Coloque o meio de cultura na placa de Petri (tampa de margarina), cobrindo o fundo.
4. Cada cotonete deve entrar em contato com um tipo de superfície, por exemplo: no chão, entre os dentes, entre os dedos dos pés, em notas de dinheiro, entre outros.
5. Cada cotonete do item anterior deve ser esfregado levemente sobre um meio de cultura para contaminá-lo.
6. Cubra as tampas de margarina e isole as laterais com fita-crepe ou envolva as tampas de margarina com filme de PVC transparente.
7. Marque nas etiquetas adesivas o tipo de contaminação feita e cole nos respectivos recipientes.
8. Mantenha o material por 3 dias e observe as alterações que forem ocorrendo.

Precauções: 
Não entre em contato com as tampas de margarina após a contaminação.

Análise e discussão:
1. Quais foram as alterações observadas?
2. Qual meio de cultura pareceu ter sido mais contaminado?
3. Qual a relação dos resultados observados com os hábitos de higiene que devem ser adotados?
Resultados:
Houve o crescimento de fungos e bactérias de diversas cores e tamanhos.
As placas mais contaminadas foram as que continham amostras do bebedouro dos alunos e da lixeira do pátio. Já nas placas com amostras do balcão da cozinha e do bebedouro da sala dos professores não houve crescimento de microrganismos.
Para reverter a situação dos locais mais contaminados sugere-se que seja feita limpeza com maior frequência nos locais; que os alunos não coloquem a boca no bico dos bebedouros e que cada pessoa traga sua garrafa de água para escola.

Palavra dos alunos:

"Com a experiência aprendi bastante, gostei muito, vou repetir em casa." Maria Helena

"Achei a experiência bem legal, vimos bactérias e fungos grandes." Anderson

"Percebemos que todos os lugares possuem bactérias, mas com a limpeza diária conseguimos reduzir os riscos à saúde." Natã

Fotos da atividade:










Como ensinar microbiologia, com ou sem laboratório.
Disponível em:
http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/como-ensinar-microbiologia 426117.shtml
http://www.edicoessm.com.br/backend/public/recursos/Seres_procarioticos.pdf