quinta-feira, 31 de julho de 2014

Aula Prática de Ciências

Para fechar o semestre deste ano, vamos relembrar a Semana do Meio Ambiente e a aula prática de ciências da turma 701, com a Professora Nayara, no Parque Natural Municipal da Atalaia.


Junto do Guia que acompanhou todo o trajeto, a turma subiu na trilha do Parque Atalaia, podendo visualizar espécies de árvores, plantas e pássaros; além de suas formas de interação na natureza.





No topo da trilha, a turma contou com um belo mirante, avistando de um lado, o mar e praias e do outro uma grande vista da cidade de Itajaí.





Após momentos inesquecíveis de grande aprendizado, a turma contou com um gostoso lanche em meio à natureza. 
Nesse momento, aprendizados são consolidados, como o respeito ao meio ambiente, cuidando de seu lixo e não gritando para não perturbar pássaros e demais espécies que vivem por ali.






A professora e seus alunos ainda cederam entrevistas para canal de TV, jornal impresso e on-line. Confira uma das reportagens veiculadas na TV Bandeirantes:




Mediante belas paisagens, a turma retornou à escola com uma bagagem de conhecimento e a certeza de que vivemos em uma cidade maravilhosa!




E para fechar com chave de ouro, a Escola Maria Rosa recebeu um telefonema da administração do Parque parabenizando professores e alunos pelo bom comportamento e pelo interesse da turma, que prestou muita atenção ao apresentado pelo guia e, sempre que oportuno, fez questionamentos e tirou suas dúvidas.


sábado, 26 de julho de 2014

Dicas de Férias


Pode comemorar: as férias chegaram! Ninguém tem aula, mas a meninada pode fazer descobertas sobre geografia, história, ciências, matemática e outros assuntos e ainda ter exemplos práticos de ecologia, cidadania e ética.



Nessa época, as lições não acontecem na escola, mas na convivência com adultos e colegas. É verdade que pais, avós, tios e amigos nem sempre estão pensando em ensinar, mas é importante perceber que as crianças estão aprendendo o tempo todo: alertas, observando, analisando, buscando informações e referências. 

Ao ficar ligado no que acontece ao redor, você vai descobrir oportunidades incríveis de ampliar conhecimentos junto com seus filhos, sobrinhos e netos enquanto se diverte.



quinta-feira, 24 de julho de 2014

Ontem ocorreu a Reunião de Pais e entrega dos boletins para todas as turmas. Compareceram mais de 100 pais que retiraram as notas de seus filhos e puderam conversar com cada um dos professores de sala e regentes. 

Os pais foram agraciados pelos professores com lembranças e apresentação das atividades dos alunos.

Os pais que não puderam comparecer, devem entrar em contato com a escola a partir do dia 04/08 e marcar horário para a retirada do boletim de seu filho.



 


quarta-feira, 23 de julho de 2014

Reunião

ATENÇÃO PAIS E RESPONSÁVEIS:

Hoje, quarta-feira, dia 23/07 - 19 horas, haverá reunião com os pais e entrega dos boletins!

Compareça na escola, retire o boletim do seu filho e converse com os professores!


Coluna Família Educação - Por Olavo Oliveira - Administrador Escolar



UM PAI NUNCA DESISTE

Um homem rico possuía fazendas de gados e muitos empregados. Tinha ele um único filho que ao contrário, não gostava de trabalhar. Seu filho adorava festas com os amigos e especialmente de ser bajulado com um jovem rico. 
O pai o alertava sempre de que os amigos só estariam com ele até que tivesse bastante dinheiro para oferecer-lhes festas. Isso de nada adiantava seu filho não lhe dava a mínima atenção.
Um dia seu velho pai pediu aos seus empregados que construíssem um pequeno celeiro e dentro desse celeiro o próprio pai construiu uma forca e junto à forca uma placa com os dizeres: “Para você nunca desprezar a palavra e sabedoria de um pai”. 
            Mais tarde chamou seu filho, o levou ao celeiro e disse:
            -Meu filho sou bastante velho. Quando eu partir você terá a responsabilidade de administrar tudo o que tenho. Preocupo-me, pois sei que deixarás os meus bens nas mãos dos empregados e irá gastar todo o dinheiro com os amigos, venderá os animais e também os outros bens. Quando não tiver mais dinheiro não terá também mais amigos e irá se arrepender amargamente de não ter dado ouvidos ao seu pai. Foi por isso que construí essa forca, ela é para você! Quero que me prometa que se isso tudo acontecer, você se enforcará nela. O jovem riu bastante, achando impossível tudo aquilo acontecer e para não contrariar o pai, concordou com a proposta.
            O tempo passou, o pai morreu e seu filho tomou posse dos seus bens, mas assim como o pai havia previsto aconteceu. O jovem gastou tudo, vendeu os bens, perdeu os amigos e a própria dignidade.
Depois de algum tempo desesperado e aflito começou a refletir sobre as palavras do pai e aí chorou muito dizendo:
            - Ah, meu pai, se eu tivesse escutado os seus conselhos... Agora é tarde! É tarde demais!
Pesaroso o jovem levantou os olhos e longe avistou o pequeno celeiro, era a sua única alternativa. Com passos lentos dirigiu-se para lá e, ao entrar logo avistou a forca e a pequena placa e disse:
            -Eu nunca segui as palavras do meu pai, jamais atendi os seus conselhos, pelo menos agora que não me resta mais nada, vou alegrá-lo, cumprindo a promessa que lhe fiz.
            Então, subiu os degraus até a forca, colocou a corda em seu pescoço e disse:
            - Ah! Se eu pudesse ter uma nova chance...
            E pulou sentindo por um instante a corda apertar-lhe a garganta, mas o braço da forca partiu-se facilmente, pois era totalmente oco. Ao cair, sobre ele também caiu uma enorme quantidade de moedas de ouro que o seu pai deixara dentro do braço da forca com o seguinte bilhete:
            -Essa será a sua grande chance, saiba aproveitá-la!!
            Eu te amo muito!
Seu pai.

Queridos pais... Não desistam, não desanimem... Educar os filhos é uma tarefa difícil e em alguns momentos, bastante complicada... Por isso, acredite na força das suas palavras, não se canse de repetir os mesmos conselhos e peça a ajuda preciosa de DEUS PAI!


Prof. Olavo G. de Oliveira

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Neurociências aplicadas a longevidade, reabilitação e aprendizagem.

A professora Nayara dá a dica de 11 sites (gratuitos) de como exercitar seu cérebro, confira:

Revista Galileu reuniu alguns sites que podem ajudar você a aproveitar muito mais a rede e, ao mesmo tempo, exercitar seu cérebro. Veja a lista e as suas funcionalidades.


Digital Photography School — Apesar de estar em inglês, esse site pode ajudar na sua evolução como fotógrafo oficial da família ou até mesmo dar dicas para quem tem o interesse de seguir na profissão.  Além de disponibilizar matérias sobre o tema, você ainda pode conhecer grupos e comunidades com discussões que irão ajudá-lo na fotografia.

Duolingo – Um dos aplicativos de idiomas mais conhecidos, o Duolingo faz muito sucesso por aliar diversão com o aprendizado de línguas. O site (também disponível para smartphones) envolve e incentiva com uma maneira muito menos densa de educação.

Factsie — Também em inglês, o Factsie é um bom compilado de “fun facts” – ou fatos curiosos – como, por exemplo: você sabia que os cabos dos elevadores da Torre Eiffel foram cortados durante a ocupação alemã na Segunda Guerra Mundial  para que Hitler tivesse que subir pelas escadas? Eu também não!

 Freerice — Não é bem um Duolingo, mas você pode exercitar seu vocabulário em inglês e ainda por cima doar alguns grãos de arroz para quem precisa. Quanto mais tempo você passa no site, mais grãos são doados. Acesse o Freerice para conhecer o projeto!
Gibbon — O Gibbon é um site que reúne inúmeros artigos e estudos publicados mundo afora. Com temas diversos, você também encontrará vídeos de aulas para ficar mais antenado no mundo.

Instructables — Esse possui inúmeros esquemas de "passo a passo", de pulseiras a torres de LED. O Instructables mostra que você provavelmente é capaz de muito mais do que imagina, talvez só esteja faltando aquela forcinha.

Quora – O Quora permite que você faça perguntas para especialistas em todos os temas que imaginar, desde engenheiros do Google até professores pré-escolares. Basta fazer sua pergunta para ser respondido por um expert no tema abordado. 

Megacurioso – Um site brasileiro que reúne notícias e listas divertidas para que você fique por dentro do que está acontecendo

Me Salva – É um site para você, que costumava ler o resumo da matéria no caminho da escola antes da prova. O Me Salva é um serviço de educação com vídeos curtos e diretos sobre os temas mais diretos que possa imaginar, sem que entre em desespero no ônibus, perua escolar ou carona dos pais.

Apostilando – Esse site reuniu incontáveis apostilas escolares e técnicas para auxiliar você na hora do conhecimento. Acesse e procure um tema do seu interesse!

Khan Academy em português – O serviço é conhecido nos Estados Unidos por dar aulas de reforço, especialmente de matemática, física e química. E, agora, o site conta com versão em português.

segunda-feira, 14 de julho de 2014

JORME 2014 - Voleibol

Parabéns aos alunos e alunas da Escola Maria Rosa que participaram na última quinta e sexta-feira dos jogos escolares municipais, na modalidade de Voleibol.
Apesar de não terem conquistado uma medalha, represetaram a escola com muita garra e determinação!










Coluna Família Educação - Por Olavo Oliveira - Administrador Escolar

O Destino de cada um...

Passamos por momentos de plena felicidade em nossa vida... Momentos esses que nos marcam de uma forma surpreendente, e nos transformam, nos comovem, nos ensinam e muitas vezes nos machucam profundamente. As pessoas que entram em nossa vida, sempre entram por alguma razão, algum propósito.
Assim, tudo que podemos pensar é que existe um destino e que cada pessoa encontra aquilo que é importante para sua vida, embora, nem sempre entenda e aceite a forma como as coisas acontecem.
O universo inteiro conspira para que as pessoas se encontrem e cresçam com a troca, na rica convivência com o outro.
Preocupar-se com o que as pessoas que entram em nossa vida podem nos oferecer, não contribuirão em nada, e ainda nos fará perder um precioso tempo e a oportunidade de conhecer a alma dessas pessoas, que por mais humildes que sejam, carregam imensa riqueza.
Conhecer a alma significa conhecer o que as pessoas sentem o que elas realmente desejam de nós, ou o que elas buscam no mundo, pois só assim é que poderemos tê-las por inteiro em nossa vida.
A amizade é algo que importa muito na vida do ser humano. Precisamos de amigos para nos ensinar, compartilhar, nos conduzir, nos alegrar.
As pessoas entram em nossa vida, às vezes de maneira tão surpreendente, que nos intrigam até. Mas, cada uma delas é especial, mesmo que o momento seja breve, com certeza, elas deixarão uma marca muito forte em nós, mas... Nem sempre fazemos questão de reconhecer.
Pense na sua vida, comece a recordar todas as pessoas que já se relacionaram com você, e o que cada uma deixou. Assim, você estará buscando a sua própria identidade, que foi sendo construído aos poucos, resultado dos momentos vividos e que até hoje, interferem na sua existência. 
Aproveite para conquistar uma pessoa a cada dia; dê a ela atenção, fazendo com que você se torne importante na vida dessa pessoa.
Quando sentir que alguém não lhe agrada, dê uma segunda chance para conhecê-la melhor, você poderá ter muitas surpresas, concedendo-lhe essa nova oportunidade! Na convivência humana... As aparências podem enganar... E a primeira impressão pode ser a errada.
Quando sentir que alguém é especial para você, diga a ela o que sente, e terá feito um momento de felicidade na vida de alguém.
Não deixe para fazer as coisas amanhã, poderá ser tarde demais. Faça hoje, tudo o que tiver vontade. Abrace o seu amigo, os seus irmãos, os seus filhos.
Dê um sorriso para todos, até ao seu inimigo. Se estiver amando, ame para valer, viva cada minuto deste amor, sem medir esforços.
Seja alegre todas as manhãs, mesmo que o dia não prometa nada de novo.
Planeje o seu destino!
Sopre ao vento os seus sonhos, eles irão se espalhar pelos ares e voltar a você em forma de realidade!
Preste bastante atenção em todas as pessoas, elas poderão estar trazendo a sua tão desejada FELICIDADE!

Queridos Alunos, Pais, Professores, refletindo sobre a mensagem... Quantas oportunidades o dia a dia da nossa convivência de educandos e educadores se apresentam como sinais de amizade, respeito, admiração, carinho, reconhecimento e que muitas vezes deixamos de valorizar...
Quantas vidas transformadas! Quanta riqueza! Quantas marcas profundas!

Olavo G. de Oliveira

                                                                                                             

domingo, 13 de julho de 2014

12 dicas para dizer "não" aos filhos


"Sabe qual é a maneira mais certa de deixar seu filho infeliz?
Acostumá-lo a receber tudo." (Jean-Jacques Rousseau)


O não é sempre uma frustração de uma expectativa ou desejo - e não há como aliviar isso. O que acontece é que são essas frustrações que formam o caráter da criança, ensinando-a a buscar de forma criativa outras maneiras de se sentir satisfeito e percebendo que é possível suportar uma espera ou mesmo a não realização de seu desejo. 

"Isso torna a criança mais forte para as intempéries que certamente a própria a vida lhe trará", diz Rosana. Dizer não faz parte, e é bom para o seu filho. Então, que tal aprender a fazer isso, sem culpas? 

Eis algumas orientações para guiar você nesse importante caminho.

12 dicas para dizer "não" aos filhos:

1) Aprenda isso em casa
Na vida, sempre será preciso enfrentar frustrações e respeitar limites. As crianças precisam estar preparadas para isso. É melhor que elas aprendam em casa, com seus pais, em um ambiente no qual sabem que são amadas e se sentem protegidas do que fora, ou muito mais tarde, quando a queda pode ser maior.

2) Saiba quando dizer não
Escolha os "nãos" que você vai dizer. Pense quais são os pontos realmente importantes, de que você e sua família não abrem mão: a hora do sono? A comida? Situações que colocam em risco a segurança da criança, os bons modos, o respeito aos mais velhos? Não dá para dizer "não" o tempo todo e as crianças experimentam e fazem pequenas besteiras. Você pode deixar passar as bobagens ou tratá-las de modo menor. Mas algumas coisas, as realmente importantes, têm de estar bem marcadas e claras.

3) Seja firme e coerente
"A melhor forma de dizer um não para o seu filho é apenas dizê-lo quando você estiver seguro de que é um não mesmo, que não vai virar um sim depois", diz a psicóloga Rosana Augone. Ou seja, é preciso ter coerência ao dizer não, para que a criança possa ir aprendendo. Não dá para proibir uma coisa um dia e, no outro, por estar cansado ou para não armar uma briga, ceder.

4) Os pais tem que entrar em acordo
É importante que os pais combinem esses "nãos" juntos, ou que se falem antes de dar uma resposta, para que a criança não fique perguntando para um e depois para o outro e manipulando a situação.

5) Controle as opções
Seu filho pequeno não precisa ter tantas escolhas, isso é angustiante para uma criança. Não faça muitas perguntas ou deixe muitas decisões para ele tomar, isso desorienta. "Alguém de 2 anos não pode decidir o que vai vestir, por exemplo", diz Magdalena. "Porque vai escolher a roupa mais nova ou uma fantasia ou a de determinada cor, sem levar em conta o tempo, o frio que faz, aonde vai. Essa não é uma decisão para uma criança." A tomada de decisões deve ser ampliada de acordo com a autonomia e a maturidade da criança.

6) Um não para cada idade
"Cada idade tem seus "nãos". Uma criança de 3 anos pede "nãos" e consequências mais contundentes e imediatas que uma criança de 6 ou 7 anos, que já consegue negociar e já não faz tanto uso da birra. Já o adolescente precisa de "nãos" e consequências muito claras, pré-combinadas e justas" diz Rosana Augone.

7) Cuidado com as birras
Birras em público parecem ser as "preferidas" das crianças, porque a probabilidade de os pais cederem é maior. As crianças sabem disso e os pais ficam com muita vergonha. "Nestas situações, o melhor é se retirar para um local o mais privativo possível, abaixar, segurar seu filho pelos braços com firmeza, mas sem machucar, pedir para ele olhar nos seus olhos e dizer o que ele precisa fazer, por exemplo: parar de gritar, não se jogar no chão, etc.", orienta Rosana Augone. Ao dizer um não, o tom de voz, a altura de que você fala e a linguagem tem de ser clara. Depois de deixar claro isso, tente chamar a atenção da criança para outra coisa.

8) Fiscalize suas ordens
Existem situações em que a criança "pede" o não, testa se aquele combinado é para valer e quer saber se os seus pais estão prestando atenção nela, se estão vendo que ela está ou não cumprindo o combinado. Ela quer ouvir de novo aquele não de seus pais para reafirmar o que é certo e sentir-se segura. Essa é a hora de não titubear.

9) Tolere a raiva
É normal seu filho ficar com raiva de você ao receber um não. Respeite essa raiva. Tolere-a. Saiba que isso faz parte de sua educação e que aprender a ouvir não e lidar com eles fará dele uma pessoa mais feliz e flexível.

10) Entenda o seu lugar de pai/mãe
Não é porque o seu filho sabe argumentar bem, explicar razões, que o argumento dele vale mais que o seu. Ele precisa saber que não é ele quem decide determinadas coisas, por mais que as queira ou as entenda.

11) Não sinta culpa
Não se deixe levar pela culpa, achando que você tem de dar mais, fazer mais pelo seu filho. Mas esteja lá quando puder. Se você tem pouco tempo para estar com seu filho, faça desse tempo um tempo de qualidade, estando de mente e corpo presente. "Muita gente faz de conta que brinca com o filho, mas na verdade está olhando mensagens no celular ou pensando em coisas de trabalho", diz Magdalena. Dê atenção à criança e, quando não puder, diga claramente que naquele momento não dá.

12) As influências de fora
Às vezes, seu filho quer muito algo (ir a uma festa, assistir a um determinado programa ou ganhar um objeto caro, por exemplo). E todos os outros pais da escola, mesmo que alguns até achem inadequado, cederam. "Não é nada fácil fugir da influência da mídia e dos outros", diz a psicóloga Rosana Augone. "Mas explicar ao seu filho porque você está dizendo aquele não, porque você não concorda com a maioria e deixar claro como sua família pensa e no que credita é da maior importância para a construção moral dele".

Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/como-dizer-nao-755237.shtml?utm_source=redesabril_educar&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_educar

quarta-feira, 9 de julho de 2014

E o grande vencedor do concuro LOGOTIPO DA ESCOLA
Cleverson (5º ano - turma 501) - Logotipo 2
Prêmio: um celular


PARABÉNS!!


Você sabia???

É proibida a comercialização e uso de cerol em linhas ou fios para empinar pipas!!

Veja a lei municipal abaixo:



Lei 3895/03 | Lei nº 3895 de 25/04/2003

DISPÕE SOBRE A PROIBIÇÃO DA COMERCIALIZAÇÃO E DE USO DE CEROL OU QUALQUER MATERIAL CORTANTE EM LINHAS OU FIOS USADOS PARA EMPINAR PIPAS, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS

Art. 1º - Ficam proibidos, no Município de Itajaí, a industrialização, a comercialização, o armazenamento, o transporte e a distribuição de cerol (mistura de vidro moído) ou de qualquer material cortante usado para empinar pipas.

Art. 2º - Fica expressamente proibido o uso de cerol ou de qualquer outro material cortante em linhas ou fios usados para empinar pipas, bem como o uso de tais materiais na própria pipa e nas rabiolas das mesmas em próprios municipais.

Art. 3º - Aquele que infringir a presente Lei estará sujeito a apreensão dos objetos além do pagamento de multa à municipalidade.

Parágrafo Único - Quando se tratar de infrações praticadas por menores, assumirão as conseqüências dos seus atos os pais ou responsável legal.

Art. 4º - Aos infratores das proibições previstas no artigo 1º da presente Lei, serão aplicadas sanções regulamentadas através de Decreto pelo Executivo Municipal.

Art. 5º - Os valores arrecadados pela municipalidade, nos termos desta lei, serão destinados à Secretaria de Assistência Social do Município de Itajaí.

Art. 6º - Esta Lei será regulamentada em até 30 (trinta) dias da data de sua publicação

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAJAÍ, 25 DE ABRIL DE 2003
JANDIR BELLINI
Prefeito Municipal

terça-feira, 8 de julho de 2014

Atenção pessoal!!

Os gabaritos das Provas Bimestrais já estão disponíveis na página das Turmas. Confiram!


Obs: Os gabaritos das duas disciplinas faltantes da turma 502 serão disponibilizadas amanhã.

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Palestra sobre o Lixo

Hoje é a vez do 5º ano matutino, turma 502, receber a Palestra sobre o Lixo.

Além das grandes dicas repassadas de forma lúdica e muito bem direcionadas, os alunos receberam o livrinho "Um sonho de Cidade", onde Pedrinho e Babul participam de uma história em quadrinhos e aprendem tudo sobre a importância de tratarmos o lixo de uma forma adequada.





Coluna Família Educação - Por Olavo Oliveira - Administrador Escolar

A importância do diálogo entre pais e filhos

                Os conflitos entre pais e filhos é realmente um sério problema. Educar pode não ser uma tarefa simples, mas é evidentemente necessária desde a primeira idade. Seja ainda uma criança, adolescente ou jovem, é muito importante que pai e mãe estejam sempre presente.
                O que se nota por vezes é a existência de um grande abismo entre pais e filhos. A falta de diálogo, a falta de tempo para momentos em família e consequentemente o desinteresse pelas atividades corriqueiras dos filhos abre uma lacuna cada dia maior entre ambos. Ao se afastarem, pais e filhos, passam a pertencerem a mundos diferentes, são estranhos dentro da própria casa.
                Pais e mães têm a grande tarefa de encaminhar o indivíduo para a vida adulta. Claro, que esta relação não pode ser puramente de autoridade é necessário dosar. Acolhimento e ternura são essenciais, pois amar e ser amado são uma das mais importantes lições que os filhos precisam aprender.
                A paternidade divina é a fonte da paternidade humana. Por isto, o respeito dos filhos não apenas os menores de idade, como também os adultos, pelo pai e pela mãe, é um preceito divino.
                O que posso e o que não posso fazer na educação dos filhos? Muitos pais querem se tornar apenas amigos dos filhos, quando na realidade, crianças precisam, durante toda a sua formação, de limites. Evidentemente que esses limites devem ser passados com carinho e amor, mas também com a autoridade que pertence aos pais.
                O exercício da autoridade dos pais, muitas vezes não será aceito sem confronto, mas isto faz parte do processo de desenvolvimento, a criança desenvolve uma visão crítica da vida e assim se torna adulto. O exemplo também é fundamental, um adolescente, irá se desenvolver pessoal e profissionalmente, se tiver um modelo no qual se espelhar e, principalmente, se apoiar. Palavras não são o mesmo que testemunho.
                Dizer "não" é difícil. Alguns pais se sentem culpados achando que estão tendo uma atitude de desamor, mas é justamente o contrário. Dizer "não" a um filho, quando necessário, é um ato profundo de amor, porque quem ama cuida, zela, guarda. Pais e mães devem ficar tranquilos quanto ao “não” como forma de por limites, isto não causa traumas e, às vezes, os filhos precisam dele.
                O que verdadeiramente pode causar trauma é a falta de afeto, o abandono, o excesso de castigo e outras atitudes extremamente negativas que podem soar como rejeição e abalar a autoconfiança da criança ou adolescente. Portanto, o diálogo é fundamental porque faz o filho sentir que sua opinião tem valor, mesmo que os pais não concordem, estão dispostos a ouvir o que ele tem a dizer.
                Seja qual for o assunto os pais devem conversar com os filhos sem preconceitos e, quando for necessário, convencê-los por meio do diálogo. Este será o aprendizado que eles levarão e colocarão em prática na vida adulta. Por fim, vale completar que educação é muito mais que informação, é sim formação, e passa por todas as áreas, de cidadania aos valores espirituais. Os pais não devem considerar os filhos como propriedades, mas como filhos de Deus e devem respeitá-los como seres humanos.
                Educar os filhos é missão dos pais, a escola e a igreja, apenas complementa esta educação. Não tenha medo de educar. Deus te capacitou a exercer a função de pai e mãe, quando sentir alguma dificuldade, aconselhe-se na palavra de Deus e haja sempre com amor.

Desejando que o amor, carinho, compreensão, respeito e dialogo sejam à base do seu relacionamento em família... Uma semana maravilhosa pra você.

Prof. Olavo G de Oliveira

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Copa do Mundo

Em ritmo de Copa do Mundo, não teremos aula hoje (04/07) no período vespertino por conta do Jogo do Brasil!!

No tema, confira algumas atividades realizadas na nossa escola...