segunda-feira, 16 de março de 2015

Coluna Família Educação - Por Olavo Oliveira - Administrador Escolar

Faça a vida acontecer...

Não sei o que você pensa sobre a vida... Não sei onde você almeja chegar...A verdade é que os nossos objetivos de vida não se realizam num estalar de dedos e nem caem prontinhos do céu. Tudo o que desejamos conquistar honestamente, requer esforço e dedicação. É preciso fazer acontecer se quisermos realizar os grandes projetos de vida. Precisamos inicialmente aceitar que não estamos no mundo somente para servir ou ser servido. Se tivermos objetivos, metas a seguir, então é preciso empenho. Não fique esperando o tempo passar, vivendo passivamente um dia após o outro. Dedique-se ao máximo para melhorar sua vida e também a dos outros. Seja alguém e não apenas mais um neste mundo.

Dê uma olhada no movimento da rua nesse momento e veja quantas pessoas passam. Imagine agora a multidão que existe no planeta. Certamente que a maioria dessas pessoas são apenas mais um, nessa imensidão! Nascem... Passam pela vida... Morrem... E muitas vezes não deixam sequer saudades. Sabe porque? Por que não fizeram nada de útil nesta vida! Vieram ao mundo somente para servir aos mais espertos... Foram pessoas cômodas demais... Nunca serão historia. Assim é a grande maioria das pessoas.

Somos demasiadamente reprimidos desde a infância. Nossos pais disseram com freqüência... "Não faça isto, não coma isto, não diga isto, desça daí, saia daqui, isto você não pode”. Existiu muita negatividade no passado, muita repressão, isto faz com que a gente cresça carregando esse pesado fardo de negatividades. E por isso, se não formarmos consciência a respeito, acabamos nos transformando em pessoas acomodadas, com medo de arriscar. O tempo passa veloz! Vivemos um dia apos o outro, então, você olha para traz e percebe que o tempo se foi e você pouco ou quase nada realizou. Não aproveitou os momentos preciosos, não curtiu os seus filhos na infância e também as melhores fases das suas vidas.

Mas a nossa vida, a partir de hoje, pode ser diferente, se quisermos.  Façamos parte desse mundo em constantes transformações. Lutemos por nossos direitos. Mostremos ao mundo que não viemos para sermos apenas mais um... TEMOS UM IMENSO VALOR!  

Existe um propósito para nossa existência, mas temos que fazer a nossa parte... Comece a fazer a sua parte agora, não deixa para depois. Quanto mais o tempo passa, mais você vai se acomodando, a situação piora e você vai se tornando cada dia mais infeliz. Chega a hora em que qualquer mudança se torna impossível. Dê valor a você! Se você começar a dar valor a você, todos darão. A vida é assim, na medida em que a gente se valoriza, as pessoas em nossa volta começam a nos valorizar também. Faça algo de bom por você. Não fique esperando o tempo passar. Mova-se! Faça algo! Dentro de você, tenho certeza, existe uma outra pessoa que tem muita vontade de realizar grandes coisas, de dar um basta, de ser mais feliz, de realizar sonhos e os desejos que existe em seu coração. Se você acha que já conseguiu tudo o que quer da vida, então tudo bem, não faça nada, apenas viva e aproveite o que tem. Mas se você acha que ainda tem muito que fazer pela frente, não esta satisfeita ainda com que conseguiu e quer conseguir ainda mais, então o que esta esperando?

Você pode até tomar decisões erradas, fazer coisas que não devia, mas tudo bem, era o que você queria fazer, era o seu desejo e foi uma decisão sua! Isto é o que vale! Não somos obrigados a acertar sempre nesta vida. Faça a sua parte. Viva!

Para terminar quero lhe contar uma pequena historia bem conhecida, mas de grande exemplo.
Um rapaz foi visitar seu novo vizinho. Chegando lá ouviu um cachorro uivando. Chamou o vizinho se apresentou e logo, o mesmo barulho do cachorro uivando.

Olhou para o lado e viu o cachorro sentado na varanda. O cachorro estava inquieto, tentava deitar, levantava e uivava. Intrigado perguntou ao vizinho: Por que o cachorro não para de uivar? E o vizinho respondeu: É que o cachorro está sentado em cima de um prego. Mais intrigado ainda o rapaz perguntou:

"Mas por que então o cachorro não se levanta e senta em outro lugar?” E o vizinho respondeu:
"Talvez por que o prego não esteja doendo muito”. Assim somos nós, às vezes a gente fica sentado em um prego, dói, mas continuamos ali, mesmo sentindo algum incomodo... As coisas vão se acumulando, e por fim, acostumamos com a dor e ela passa então a fazer parte da nossa vida. Ficamos na esperança de que o prego se afaste sozinho. Se você tem um prego em sua vida. Saia do prego! Levante-se! Ou pelo menos, mude o prego de lugar... Pense nisto!

Pensamento: A pessoa que vive deitada pode não correr o risco de cair, mas nunca aprenderá a andar com segurança.