quinta-feira, 30 de abril de 2015

História em quadrinho

As turmas do 2º ano estudaram Produção Textual utilizando formas gráficas para transmitir as informações. Balões de vários tipos foram estudados: do pensamento, balão de fala, de grito e de cochicho.

Gibis com história em quadrinhos foram lidos pelos alunos para que pudessem perceber as formas diferenciadas de linguagem.

Depois desta etapa, cada aluno desenhou no caderno uma situação com um dos tipos dos balões.



A aluna Karoliny, da turma 201, foi para casa pensando na matéria estudada em sala de aula. No outro dia, mostrou à professora a história em quadrinhos que ela mesma produziu.

Vejam as fotos a seguir:








Jogos de alfabetização

Usar o fone de ouvido deixou as crianças do 1º ano, turmas 101 e 102, super concentradas.

Resolveram com facilidade as atividades mostrando que a tecnologia é uma ferramenta fundamental no processo de alfabetização.

 
 
 
 
 

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Quero meu espaço

O 4º ano, turma 401, trabalhou, neste mês, o tema: "ESPAÇO".

Dentre as diversas atividades neste tema, a Professora apresentou uma poesia chamada "Meu Espaço". 

As alunas Raissa Miriam e Larissa Lopes, pesquisaram várias melodias e escolheram uma delas, adaptaram na letra da poesia, ensaiaram e apresentaram a música para a turma.

Parabéns às alunas pela dedicação e pelo trabalho desenvolvido!


Assistam a seguir uma parte da apresentação das meninas:


segunda-feira, 27 de abril de 2015

Coluna Família Educação - Por Olavo Oliveira - Administrador Escolar

FILHOS DO DIVÓRCIO

Com o advento do divórcio no Brasil, surgiu entre nós uma preocupação: As crianças de pais separados são afetadas no seu desenvolvimento social e formação para a vida.
Pais, educadores e pessoas interessadas em ler sobre o assunto sabem que alguns estudiosos da psicologia, apressadamente, produziram uma série de afirmações que, sinceramente não expressam a verdade.
Chegaram inclusive a afirmar que seria muito melhor para os filhos lidar com a separação dos pais que assistir às brigas frequentes e à constante infelicidade familiar. Acrescentaram que, por mais doloroso que seja o divórcio para a criança será apenas mais uma crise passageira.
Entretanto, estudos aprofundados e pesquisas recentes da psicologia demonstram que, para as crianças, o divórcio não é uma crise passageira e que poderá acarretar consequências que influirão por toda a sua vida adulta.
“Com certeza, as crianças são mais felizes em uma família que se mantenha unida, mesmo que para isso tenham de superar as crises de relacionamento!”
O divórcio dos pais pode causar nos filhos sequelas, desde depressões, desequilíbrio emocional, até dificuldades na vida social e amorosa.
Mas, nessa linha de pensamento, uma pergunta, entretanto, se faz necessário: "Será que os pais não têm o direito de buscar a sua felicidade?”. Sim! Eu acho mais do que justo, porém, gostaria de insistir que vale a pena tentar reconstruir o caminho, para a felicidade dos filhos e equilíbrio familiar.
O certo é que os pais que se divorciam acabam também transmitindo essa opção de vida aos seus filhos que no futuro, se tornam defensores de uma nova disposição, que assim se resume: “Eu caso, mas se não der certo, me separo também”.
Acredito que a naturalidade na aceitação da separação entre casais hoje, explica a estranha conduta de muitos jovens que se casam e logo se separam.
São pessoas cuja única obrigação institucional é procurar a sua felicidade individual.
Muitas vezes se queixam do porque dos filhos não se dedicarem às causas nobres que levam a realização pessoal, de se drogarem, de não aceitarem os valores morais, de serem egoístas, insensíveis, pouco solidários, negligentes nos estudos e de buscarem ilicitamente a prosperidade. Na verdade, esses filhos do divórcio respondem ao que lhes foram transmitidos por seus pais quando decidiram que o anseio pela liberdade, através do divórcio, não deve recuar nem mesmo diante da preocupação com o futuro dos filhos.
Queridos leitores, a questão que lhes apresento através da mensagem de hoje é profundamente séria. Requer atenção e a reflexão de todos os casais, de todos nós!


quarta-feira, 22 de abril de 2015

Projeto Sustentabilidade 3º ano

Dando sequência ao Projeto de Sustentabilidade do 3º ano, as turmas foram organizadas em duplas onde cada dupla criou uma história relacionada ao tema LIXO.

Trabalhando com teatro de fantoches as duplas apresentaram suas respectivas histórias utilizando as marionetes, dinamizando a mensagem implícita em cada texto.




segunda-feira, 20 de abril de 2015

Coluna Família Educação - Por Olavo Oliveira - Administrador Escolar

A VIDA É UMA ARTE

          Sua vida foi a maior obra realizada por Deus!
          Acredite: “Você é um filho muito abençoado.”
          No passado, certamente seus pais o educaram com a ajuda de seus avós, professores e todo um contexto que foi a sua infância. Eles o educaram do jeito deles, e certamente todos o fizeram da melhor forma possível. O ruim é se, por alguma razão, ainda hoje, você conserva no seu coração ensinamentos recebidos e que na época, você não os aceitou e que eles o fizeram aceitar...
          A grande maioria das pessoas é escrava do passado, muitas vezes, sem perceberem. Vivem como se as situações e soluções do passado se repetissem todos os dias em suas vidas.
          - Você seria diferente se tivesse tido outros pais, outros professores ou outra infância?
Provavelmente você dirá:
          -Sim, se eu tivesse tido um pai mais compreensivo, um professor mais amigo, seria uma pessoa menos estressada hoje. Se tivesse tido uma infância mais favorável, poderia estar mais bem preparado para os dias de hoje.
          Sabe o que significa isso, como resposta? Que você é escravo do passado. Está na hora de você ser você! Está na hora de se libertar desses relacionamentos do passado, da infância, da adolescência, da juventude. Você precisa ser você, independentemente de seus pais e de sua infância. Se você não foi amado, procure agora encontrar o amor. Se você se acha inseguro, procure descobrir o melhor jeito de se tornar corajoso dentro de si. Não deixe que o passado defina toda a sua vida hoje. O presente também não pode definir a sua vida. O que de fato pode definir a sua vida é o total comprometimento com os seus novos projetos de vida.
          Querido leitor, olhando para trás, considere apenas os obstáculos que você superou! Veja quanto você cresceu! E agora, olhe apenas para frente! Não fique prostrado, levante-se com disposição, sempre que voltar a tropeçar. Estabeleça novas metas e prossiga com firmeza. Olhe para dentro e reabasteça-se de novas motivações. Conheça melhor seu grande coração e o ouça com atenção. Não deixe que o orgulho, a inveja, a mentira o domine! Olhe com amor para os que precisam de você! Olhe também para cima e acredite:
          “Há um DEUS que lhe ama, que lhe quer sorrindo e sempre muito feliz!”

Um grande e forte abraço!

domingo, 19 de abril de 2015

Aula de Geografia

A turma 401 aprendeu através de vídeo-aula a respeito da origem do universo e como se organiza o Sistema Solar. Para fixar o tema, a turma foi organizada em grupos para juntos produzirem maquetes.
A seguir as fotos da produção dos trabalhos e o resultado final.




 

Os dois vídeos assistido pelo 4º ano foram os seguintes:

Planetas do Sistema Solar

A origem do planeta terra (Documentário completo Discovery Channel)

sábado, 18 de abril de 2015

Vida em Família

Cerca de 20 pais e funcionários da Escola Maria Rosa participaram na noite de terça-feira (14) do primeiro encontro do Programa Educação em Família que acontecerá de abril a outubro deste ano com reuniões mensais. O encontro de pais de nossa escola aconteceu na CEI Diva Abrantes, local mais próximo da comunidade. 

O tema da noite foi Vida em Família: acompanhando crianças e jovens na escola. A condução dos trabalhos foi feita pelo consultor da Secretaria de Educação Professor Edimar Leite.

Confiram as fotos de alguns momentos:






  
Mensagem transmitida neste primeiro encontro:

A sua vida tem a cor que você pinta

Pegue as mais belas tintas 
e pinte uma linda paisagem.
Pegue seus mais belos sonhos 
e construa um castelo.
Pegue sua fé e sua esperança 
e as coloque de sentinela nesse castelo.
Pegue sua força e seu amor 
e viva bem neste paraíso construído por você!
Não se esqueça:
A sua vida tem a cor que você pinta,
seu castelo tem o tamanho dos seus sonhos,
sua fé e sua esperança tem a dimensão do seu medo e
sua força e seu amor tem a grandeza da sua alma.